Pais e responsáveis por crianças de 0 a menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) terão mais um mês para imunizar seus filhos e ajudar na prevenção e proteção contra doenças imunopreveníveis. A Campanha de Multivacinação, que se encerraria nesta sexta-feira (29), foi prorrogada para até o dia 30 de novembro.
A prorrogação visa também a garantir que altas coberturas vacinais sejam alcançadas para as 18 vacinas ofertadas pelo Calendário Nacional de Vacinação, em especial as que têm metas preconizadas pelo Ministério da Saúde de 90% a 95%. É importante que se verifique a caderneta de vacinação e, em falta de quaisquer doses, colocá-las em dia.
O Espírito Santo, até o momento, não alcançou as metas preconizadas, um cenário que se repete em todos os estados. “Por isso, é importante termos a prorrogação e também incentivar que pais e responsáveis possam levar seus filhos ao serviço de saúde para atualizar a situação vacinal”, pontuou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.
As metas vacinais do Estado são, até esta sexta-feira (29): BCG (79,44%); Rotavírus Humano (76,25%); Meningococo C (77,60%); Penta (76,69%); Pneumocócica (79,85%); Poliomielite (76,22%); Febre Amarela (69,20%); Hepatite A (74,76%); Tríplice Viral D1 (80,29%).
A Campanha ocorre nas 493 salas de vacinação em todos os 78 municípios do Estado.
Serão ofertadas às crianças de até sete anos de idade (06 anos 11 meses e 29 dias) as vacinas: BCG, Hepatite B, Penta, Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e Varicela.
Em relação à Meningocócica C, o Estado está oportunizando, até dezembro deste ano, a vacinação de crianças de até 10 anos que ainda não receberam a dose.