Pela segunda semana consecutiva, o Espírito Santo terá apenas uma cidade no risco moderado para a covid-19 e todas as outras no baixo. A diferença é que, a partir da próxima segunda-feira (15), a cidade que estará na classificação amarela será Afonso Cláudio, e não mais Santa Maria de Jetibá.
As informações são do mapa de risco, divulgado nesta sexta-feira (12), pelo governo do Estado.
Na última segunda-feira (08), começou a valer no Espírito Santo uma nova matriz de risco, abrindo a possibilidade de uma nova classificação para os municípios: o risco muito baixo, representado pela cor azul.
No entanto, nenhuma das dez microrregiões do estado atingiu os requisitos mínimos para chegar à chamada “fase azul”, que possibilita maior flexibilização nas regras de funcionamento das atividades.
Para chegar a fase azul, a região deverá ter:
– pelo menos 80% da sua população adulta com as duas doses da vacina ou dose única;
– 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos com pelo menos a primeira dose;
– e 90% da população idosa, acima de 60 anos, e de imunossuprimidos com a dose reforço.
Além disso, cada município da microrregião deverá ter pelo menos um ponto para testagem livre, no qual a pessoa poderá realizar o teste gratuitamente quando julgar necessário — mesmo se não apresentar sintomas.
Atualmente, quatro microrregiões estão próximas de atingir as metas estabelecidas para chegar ao risco muito baixo: Sudoeste Serrana, Central Serrana, Litoral Sul e Caparaó.
Todas elas já ultrapassaram os 80% de cobertura vacinal da população adulta com as duas doses ou dose única. Com relação à vacinação dos adolescentes, Sudoeste Serrana, Central Serrana e Litoral Sul já superaram a meta de 90%.
Já o Caparaó está muito próximo de chegar a esse percentual, com cobertura vacinal de 89,57% desse público, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Informações – Folha Vitória.