As provas do processo seletivo do Censo Demográfico 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) acontecem no próximo domingo (10).
Os candidatos às vagas de recenseador farão a prova no período da manhã das 9h às 12h. Já os candidatos a agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS), farão a prova no período da tarde, das 14h30 às 18h.
O concurso do IBGE vai selecionar 206.891 servidores temporários para o Censo, sendo 183.021 para recenseador, 18.420 para agente censitário supervisor (ACS) e 5.450 para agente censitário municipal (ACM). As vagas estão distribuídas em 5.297 municípios do país.
Os recenseadores do IBGE atuam diretamente na coleta das informações, entrevistando os moradores dos domicílios. Já o ACM, gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.
Para ocupar as vagas de recenseador, o candidato precisa ter o ensino fundamental completo. O profissional ganha por produção.
Já ACS e ACM, precisam ter o ensino médio completo. Os salários são de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente.
Vila Pavão
Em Vila Pavão as provas serão aplicadas na EMEF Professora Esther da Costa Santos, localizada no bairro Ondina. Foram disponibilizadas para o município um total de 12 vagas: 10 vagas para recenseador; 01 para agente censitário Municipal (ACM) e 01 para Agente Censitário Supervisor (ACS).
Prova
No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente. É recomenda que o candidato conheça o local com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes do início da prova.
O candidato deverá seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição. Aquele que descumprir as orientações previstas no edital será eliminado do processo seletivo.
IBGE vai visitar mais de 70 milhões de domicílios em 2022
A partir de 1º de agosto, mais de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país.
Realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a cada dez anos, o censo revelará as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.
A pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país.