A Prefeitura de Vila Pavão, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, está promovendo seminário dedicado à discussão de questões ambientais.
O evento acontece no auditório Anton Fleischmann (Praça do Colono). Com o tema Educação Ambiental Como Pilar Para o Desenvolvimento Sustentável, começou nesta segunda-feira (05) e prossegue até a próxima quarta-feira (07). As discussões irão contar com a participação de especialistas, autoridades e membros da comunidade em torno de um objetivo comum: a preservação e o desenvolvimento sustentável.
O seminário está abordando temas como conservação de recursos naturais, gestão de resíduos, energias renováveis e educação ambiental.
A iniciativa busca fomentar o debate e propor soluções práticas para os desafios ambientais enfrentados pelo município, envolvendo a comunidade escolar local. Com isso, espera-se promover a conscientização e fortalecer ações que visem a proteção do meio ambiente para as futuras gerações.
A programação do evento foi aberta por uma apresentação cultural dos alunos do projeto Arte na Escola, coordenado pela professora, Valdete Berger Matheus e seguiu com as palestras: Educação Ambiental – Ferramenta Para o Exercício da Cidadania, proferida pela educadora Marina Pereira Ribeiro Sardinha e Mudanças Climática e as Implicações na Região Noroeste do ES, além da mesa redonda, Mudanças Climática e o Município de Vila Pavão, mediada pela professora Gilvanete Lisboa dos Santos.
Em pronunciamento na abertura do evento, o prefeito Uelikson Boone (Bolinha), elogiou a iniciativa da organização ao sugerir um tema tão importante como a Educação Ambiental. “Temos muito dever de casa a fazer. Trazer sustentabilidade nas ações do dia-a-dia é um assunto muito sério que diz respeito a todos. Temos o privilégio de ter o governador do estado que tem uma sensibilidade muito grande para com as questões ambientais. No contexto nacional, nossa região e nosso município, estão um pouco à frente, mas, ainda há muito o que se fazer, e isso, creio eu, vai ser muito debatido nesses três dias de evento”, mencionou o prefeito.
Fechando sua fala, afirmou que a Administração Municipal tem construído projetos e trabalhado algumas ações que estão impactando positivamente o quadro ambiental atual local. Por outro lado, lamentou que o município não tenha ainda um sistema de tratamento de esgoto. “Infelizmente não temos um litro sequer de esgoto tratado. Eu falo isso com o coração doendo. É um dado horrível. Esperamos que agora com o novo marco regulatório do Meio Ambiente, a Cesan, que é o órgão responsável pela implantação do sistema na cidade, possa até 2027, que é data limite, nos entregar pelo menos 90% de esgoto do município tratado, conforme obrigação contratual”, disse.
O evento prossegue até a próxima quarta-feira (07) com uma extensa programação que inclui mais apresentações culturais de alunos das escolas do município, palestras e mesas redondas.