Edição Vila Notícias
Por unanimidade, o plenário do TSE ratificou a Resolução n° 23.389/2013, que redefiniu a distribuição do número de deputados federais por unidade da Federação e, como consequência, a composição das Assembleias Legislativas e da Câmara Distrital.
Com isso, o Espírito Santo que elegeu 10 Parlamentares Federais nas últimas eleições, passa a eleger nas eleições deste ano apenas 09 parlamentares. Na Assembleia Legislativa, a redução será de 03 deputados, ou seja, o quadro de 30 deputados estaduais será reduzido para 27.
Com dois palanques concentrando a maior parte das forças políticas do Estado, o acirramento na composição das chapas proporcionais que já estava grande, deve aumentar, já que a decisão do TSE reduz em 10% a ocupação das vagas.
A decisão deve causar alterações nas contas que vêm sendo feitas pelos partidos na busca de acomodação, já que o quociente eleitoral deve aumentar. O que pode ser amenizado se o número de votos nulos estimado em 30% se confirmar, mas a realidade com a qual os candidatos vão lidar é da necessidade de captar mais votos e escolher muito bem os parceiros de coligação.