
Um adolescente de 14 anos, morador de Vila Velha, foi denunciado pelo pai após ele descobrir a participação do filho em grupos neonazistas. Durante uma busca em sua residência no início de setembro, a polícia apreendeu bandeiras com suásticas, livros e o celular do jovem. O caso começou a ser investigado em março de 2024, quando o pai registrou um Boletim de Ocorrência ao encontrar referências nazistas no celular do filho.
O jovem confessou que, inicialmente, tinha interesse histórico pelo tema, mas passou a apoiar os ideais nazistas após um incidente de racismo envolvendo um colega de escola. Apesar da mãe ter vendido o celular original do adolescente, ele conseguiu outro aparelho e continuou participando de grupos neonazistas online, cujas conversas ocorriam em inglês e alemão. A polícia continua investigando possíveis conexões com outros membros, inclusive no Brasil.
O adolescente está em liberdade sob o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Conselho Tutelar acionou a Vara de Infância e Juventude e recomendou que ele passe por tratamento psicológico.
Informações: G1/ES.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!