Na manhã desta sexta-feira (21), o projeto Arranjos Produtivos, da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), realizou mais uma etapa de entrega de mudas em Vila Pavão. Durante o evento, foram distribuídas 1.500 mudas de cacau e 1.000 mudas de maracujá a agricultores familiares participantes do programa.
A iniciativa faz parte de um plano contínuo que, até o final deste ano, disponibilizará mais 8.000 mudas de cacau, além de estruturar arranjos de pimenta-do-reino e horticultura. O projeto também oferece acompanhamento técnico aos produtores, incluindo capacitação e suporte para a implementação sustentável das culturas, beneficiando 63 produtores no município.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa do ES, deputado estadual Marcelo Santos, a diretora da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, a deputada estadual Raquel Lessa, o prefeito de Vila Pavão, João Trancoso, vice-prefeito Tuila, ex-prefeito e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Uelikson Boone (Bolinha), o vice-prefeito de Nova Venécia, Mario da Mineirinha, o presidente da Câmara de Vila Pavão, Jadismar Alves de Macedo, vereadores, ex-vereadores, secretários municipais e servidores, além do coordenador do projeto no município, Felipe Firmino.
Durante seu discurso, o presidente da Ales, Marcelo Santos, destacou a relevância da iniciativa para os agricultores familiares. “É muito gratificante saber que estamos melhorando a vida das pessoas, especialmente dos trabalhadores do campo. O agricultor precisava de suporte e nós estivemos presentes. Agora, eles conseguem produzir mais e com qualidade, colocando seus produtos em todo o Espírito Santo”, afirmou.
A deputada estadual Raquel Lessa e o prefeito João Trancoso também enfatizaram a importância do projeto para a diversificação da produção agrícola e a geração de renda. O ex-prefeito Bolinha relembrou que a implantação do projeto ocorreu em sua gestão e ressaltou sua esperança de que a iniciativa se torne uma política estadual para beneficiar um número crescente de produtores.
Para Felipe Firmino, coordenador do projeto no município, o Arranjos Produtivos tem sido um sucesso ao promover a diversificação agrícola. Já a diretora da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, destacou que, além da distribuição de mudas, o projeto oferece formação e consultoria aos agricultores para facilitar o acesso a recursos.
Apoio à agricultura familiar
O projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o governo do Estado e o apoio das prefeituras. O novo formato da iniciativa foi retomado em 2023, beneficiando mais de 20 mil agricultores familiares com a entrega de mudas e equipamentos em vários municípios do Espírito Santo. Já foram distribuídas mudas de uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola e maracujá.
Além das mudas, os produtores recebem orientação técnica diretamente nas plantações para garantir um plantio, cultivo e colheita eficientes e sustentáveis. Com essa assistência, o projeto busca fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento rural no estado.
Veja mais fotos