
A Sala São Paulo foi palco, no último dia 2 de junho, da maior cerimônia de posse da história da Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP). Entre os 199 novos procuradores que ingressaram na instituição, destaca-se a trajetória inspiradora de Rafaela Guidi Cardoso, servidora originária do município de Vila Pavão/ES, filha de pequenos agricultores.
A solenidade, carregada de simbolismo, reuniu altas autoridades do estado. Estiveram presentes o Governador Tarcísio de Freitas, o Secretário de Justiça e Cidadania Fábio Prieto, o Presidente da Assembleia Legislativa (ALESP) André do Prado, o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Sérgio de Oliveira e Costa e a Defensora Pública-Geral Luciana Jordão.
Em seu discurso, a Procuradora-Geral do Estado, Dra. Inês Coimbra, enfatizou o significado histórico do momento: “Estamos aqui para celebrar um momento que vai muito além da cerimônia de posse de 199 novos membros da PGE-SP. Estamos dando boas-vindas a um novo capítulo da história da Advocacia Pública… Contribuirá para uma sociedade plural”.
Raízes Pavoenses e Trajetória de Conquistas
Rafaela Guidi Cardoso carrega consigo as raízes de Vila Pavão, no Espírito Santo. Filha dos pequenos agricultores Regina Guidi Cardoso e Valdir Rodrigues Cardoso, e irmã de Gabriel Guidi Cardoso, engenheiro concursado da Petrobras, sua formação começou longe dos grandes centros. Iniciou os estudos na Escola Municipal de Córrego da Figueira (1ª a 4ª série), prosseguiu na Escola Família de Córrego Chapadinha (5ª a 8ª série) e concluiu o ensino médio na Escola Estadual Ana Portela, na sede de Vila Pavão. Sua graduação em Direito foi realizada na Faculdade Multivix, em Nova Venécia (ES).
Sua carreira no serviço público é marcada por dedicação e sucessivas aprovações em concursos. Antes de conquistar o cargo de Procuradora do Estado de São Paulo, Rafaela já havia atuado como servidora da Prefeitura de Vila Pavão, analista judiciária no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) e como técnica administrativa na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A vocação para o serviço público é um traço familiar, compartilhado com seu irmão Gabriel.
Ao assumir o novo e desafiador cargo, a Procuradora Rafaela Guidi Cardoso declarou seu compromisso: “Chego à Procuradoria com o firme propósito de defender a democracia, garantir a legalidade das políticas públicas e contribuir para uma administração mais eficiente e transparente. Dedico meu trabalho a todos os paulistas”.
A posse de Rafaela, representa não só a força da advocacia pública paulista mas também a concretização do sonho de uma filha de agricultores do interior de Vila Pavão através do mérito e do estudo, foi um dos momentos emblemáticos desta cerimônia histórica na PGE-SP.