Vila Notícias
O Centro Estadual Integrado de Educação Rural/CEIER de Vila Pavão historicamente sempre colaborou com a identidade histórica e cultural do município. Foi nesta escola que começou o processo de emancipação política e cultural de Vila Pavão no final dos anos 80.
Nas suas dependências surgiu o grupo EmanciPavão que coordenou todo processo de emancipação política e um dos principais movimentos culturais do Estado que culminou na festa da Pomitafro.
O CEIER também foi responsável nesse período de elaborar uma das principais propostas pedagógicas da educação do campo relacionando com os temas geradores e envolvendo a comunidade rural no processo ensino-aprendizagem da época, e que ainda hoje serve de referência nacional.
Esse ano o CEIER de Vila Pavão criou o “Grupo Folclórico de Danças Camponesas”. Como a escola trabalha com uma clientela da agricultura camponesa, especialmente sendo a maioria filhos de agricultores familiares, compreende-se que essa era uma necessidade.
O projeto visa valorizar e resgatar a identidade histórica da cultura camponesa através das danças, contribuindo com a escola na construção da identidade e consequentemente fortalecer a cultura do homem do campo e mostrar para os estudantes de forma lúdica a importância do camponês para a economia local.
Para a implantação do projeto foi feito um trabalho de pesquisa através referências bibliográficas, ouviram lideranças da região com o objetivo conhecer a identidade histórica e cultural do camponês conforme perfil local.
O grupo trabalhou com afinco nas pesquisas com o intuito de construir sua identidade e ter clareza do papel do grupo e hoje já comentam da importância histórica do grupo, bem como para economia local dos trabalhadores.
“Ter clareza que fazer cultura é ser o “recheio” ou a “argamassa” ou a “alma” (ânimo) na vida da classe camponesa.
Fez sua primeira apresentação no encerramento do trimestre da escola e no dia 04 de junho se apresentou no IFES de Nova Venécia. Na oportunidade representou a escola num edital da Secretaria de Estado da Educação/SEDU.
O Grupo que é formado pelos alunos Rikelme de Souza Bernardo, Eduarda Holz de Oliveira, Isaque Berger Matheus, Laisla da Silva Felício, Camila da Silva dos Anjos, Iolanda Aparecida Raisem dos Santos e Andréia Rafael do Espírito Santo, pretende ser um representante da cultura camponesa de Vila Pavão em diversos eventos que acontecerão na região.
A coordenadora do grupo e professora Gilvanete Lisboa dos Santos está animada com a proposta da escola e relata que com o projeto pretende resgatar a identidade histórica e cultural da cultura camponesa, considerando que a maioria são filhos de agricultores/as do município de Vila Pavão.
