Vander vigne
A Copa do Mundo no Brasil é um sucesso de público e festividade, porém também revela para o Mundo um Brasil bem desorganizado e de muitos aproveitadores.
O primeiro grande aproveitador foi o Clube do Corinthians, que em uma jogada de mestre de seus dirigentes conseguiram um estádio particular doado pelo poder público. Pior que a estreia do Brasil aconteceu lá, em um Estádio inacabado e sem padrão FIFA. Para gastar tanto por tão pouco, podia ter acontecido o jogo num Pacaembu da vida mesmo.
Com os preços dos ingressos dentro do padrão FIFA e fora do padrão brasileiro, o povão aproveita para se reunir com os amigos. Homens se apossam do televisor e as mulheres, aproveitam para tentar gostar de futebol. Outros aproveitam para protestar. Entretanto, alguns são mais ousados e entram nos jogos como cadeirantes, que tem o preço mais barato de todas as categorias. Mas na hora do gol, milagres acontecem e os paraplégicos se levantam e vibram de emoção. O comitê organizador se defende dizendo que as imagens são de jogos do Brasileirão.

Será que é um jogo do Brasileirão?
Uma coisa é certa, o povo de hoje é muito diferente daquele dos anos 70, que deixava a visão se ofuscar pelos jogos do Brasil, enquanto a Ditadura fazia suas vítimas. Neste contexto, os presidenciáveis aproveitam para aprender: ” copa em ano eleitoral, nunca mais…”
A nação brasileira está pronta para curtir a Copa, mas de olhos abertos para os interesses ocultos que também se aproveitam do Mundial.