
Redação Vila Notícias - por Cléber Sabino
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Vila Pavão se destacaram em diversas competições acadêmicas da XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), competição organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
Os resultados da olimpíada, realizada em maio com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnológico e Inovação (MCTI), foram divulgados apenas recentemente.
A organização da OBA enviou no mês outubro para os professores representantes de cada escola, um pacote contendo os certificados de participação de todos os alunos, bem como as medalhas dos vencedores. A Olimpíada é organizada por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira.
Para se ter ideia do tamanho da competição, ao todo participaram da Olimpíada 772.257 alunos de 8.648 escolas. Junto com a OBA foi realizada a VIII Mostra Brasileira de Foguetes, na qual participam 61.880 alunos e 1.473 escolas participantes.
A secretária de educação do município, Marlene Moronari de Oliveira, parabenizou os alunos, professores, diretores e coordenadores das escolas envolvidas na competição. Comentou que os excelentes resultados alcançados ajudam a projetar positivamente a educação do município e que o triunfo nesse importante evento é fruto do esforço coletivo da comunidade escolar local. A secretária disse ainda que o município deverá promover nos próximos dias, eventos com objetivo de valorizar as conquistas dos alunos.
Alunos da EMEF Profª Esther da Costa Santos, CMEA Praça Rica, Escola Municipal Pedro Labarewki, Escola Municipal Fazenda Trevizani e Escola Municipal Córrego São Sebastião, foram premiados com medalha de bronze, prata e ouro pela participação. Confira a lista de alunos medalhistas:
Obs: Na relação dos alunos medalhistas enviada pela organização da OPA está faltando o nome da aluna, Yasmille da Silva de Oliveira – medalha de bronze, estudante do CMEA Praça Rica.