
Filipe Luís disse ao longo do Campeonato Carioca que não iria forçar e desgastar o elenco, mesmo que isto custasse o título ao Flamengo. Não custou e nem foi preciso ir até o limite para conquistar o bicampeonato após uma vitória e um empate contra o Fluminense. Campeão com sobras, o time ainda contará com “reforços” para o início do Brasileirão, daqui a duas semanas.
Dois jogadores desfalcando o time no decorrer do Carioca – e, mesmo assim, não encontrou dificuldades para conquistar seu 39º título estadual. Sob o comando de Filipe, o time somou nove vitórias e dois empates. No início do torneio, com o time reserva comandado por Cléber dos Santos, foram uma vitória, um empate e duas derrotas. O Fla acumulou três goleadas por 5 a 0 ao longo da competição.
Dois jogadores que não disputaram a final do Carioca vão reforçar o Flamengo na estreia contra o Internacional, no dia 29 de março, no Maracanã: Danilo e Bruno Henrique. A previsão é que ambos, com lesões na coxa direita, voltem a treinar com o grupo nos próximos dias.
Além disso, outros dois atletas deverão estar 100% à disposição para o primeiro jogo do Brasileiro: os atacantes Michael e Cebolinha, recuperados de lesões na coxa esquerda e na coxa direita, respectivamente, foram relacionados para a final do Carioca, mas não tinham condições de começar jogando. Michael foi utilizado no segundo tempo.
Juninho é outro que vai aproveitar o tempo sem jogos para se recondicionar fisicamente. O atacante, que marcou um dos gols da vitória no jogo de ida e entrou bem na finalíssima, com duas assistências para dois gols anulados, tinha se recuperado recentemente de um edema na coxa direita e ainda não se sentia preparado para ser titular.
São cinco jogadores para aumentar as opções de Filipe Luís no momento de decidir a escalação do Flamengo nas rodadas iniciais do Brasileiro. As duas semanas sem jogos serão ainda fundamentais para descansar alguns atletas que tiveram mais minutagem na reta final do Carioca.