
Foi realizado na manhã desta quarta-feira (24), em Vila Pavão, cerimônia para entrega de um kit composto de prensa elétrica, balança de precisão e carrinho à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vila Pavão (ASCAMVIP).
Os equipamentos irão dinamizar os trabalhos de seleção e triagem de materiais recicláveis. Foram repassados à ASCAMVIP pelo Governo do Estadual, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), através do projeto “fortalecimento dos catadores de materiais recicláveis do Espírito Santo” que tem por objetivo promover a inclusão social e produtiva de catadores, contribuindo para a geração de renda e a preservação ambiental.
O vice-prefeito José Wilson Vieira durante o evento chamou a atenção para a necessidade dos moradores, separar os materiais, afim de facilitar o trabalho dos catadores. José Wilson destacou também a presença dos alunos da escola Esther da Costa Santos na cerimônia. “ É importante que esses alunos estejam aqui hoje, conhecendo o processo de reciclagem. A minha recomendação é que eles repassem esse conhecimento aos seus pais para que eles possam no dia a dia estar contribuindo com o trabalho dos catadores”, disse.
O representando do Instituto Sindimicro, Hugo Tofoli, afirmou que o projeto trabalha o desenvolvimento nas cidades em seus três pilares de sustentação: inclusão social que cria oportunidade de trabalho para as pessoas terem uma fonte de renda; trabalha o desenvolvimento econômico com mais geração de renda para a cidade, vez que, para retirar e tratar os resíduos, os município desprendem gastos exagerados e o último pilar que é a questão relacionada ao meio ambiente, que significa cuidar do lugar em que vivemos.
“Essa é uma pequena aquisição, mas tenho certeza que será de muita importância para esta associação. Mas vai além disso, mostra o compromisso do Governo do Estado em reconhecer e dar dignidade aos catadores de materiais recicláveis. Essa profissão mais do que nunca, agora está tendo reconhecimento e ajuda do nosso governo” enfatizou presidente da Aderes, Edilson Rodes.
O prefeito Irineu Wutke em sua fala ressaltou a importância que a associação de catadores exerce no município. “É importante que a associação cresça em todos os sentidos, não só em tamanho, mas também no trabalho que desenvolve. E quanto mais qualificado for o trabalho mais receberão por ele. Eu noto que as coisas estão mudando para a melhor. A nossa população não tem mais os mesmos hábitos de antigamente. Em breve o Governo Municipal vai liberar um convênio para que a associação possa ampliar o seu raio de ação. Queremos ampliar esse trabalho. Não temos todos os recursos necessários para isso, mas de alguma maneira temos de começar a contribuir com o nosso meio ambiente. Algumas pessoas e comércios da cidade já trazem o material separado aqui para o galpão. A gente vê que a mudança está acontecendo, mas precisamos intensificar esse trabalho, transformando em renda o que aparentemente não tem valor e principalmente gerar oportunidade de trabalho digno para mais famílias do município ”, disse o prefeito.
Para a presidente da ASCAMVIP, Leidiana Lino, o evento proporcionou à sociedade pavoense, oportunidade de conhecer melhor o trabalho que os catadores prestam à comunidade. Segundo ela, os implementos recebidos, além de facilitar os serviços diários dos associados, irão ajudar a agregar valor ao material, que será vendido prensado.
Prestigiaram o evento, o prefeito Irineu Wutke; vice-prefeito José Wilson Vieira; os secretários municipais, José Henrique Martins (Agricultura e Meio ambiente), Gil Leandro Vieira Paz (Administração e Recursos Humanos/Cultura e Turismo), Arlete Ramlow (Educação) e Josimadsonn Magalhães (Procuradoria Jurídica); o presidente da Aderes, Edilson Rodes; o representante do Sindimicros, Hugo Tofoli; os vereadores, João Transcoso, Francisco de Assis, Vera Lúcia Elias e Edvaldo Rodrigues Santos (Bafaela); pastor da Igreja Presbiteriana José Ramalho Jamba, os catadores, diretores escolares; professores; alunos; conselheiros tutelares, e outros.