
(foto: Evaristo Sá/ AFP)
O ministro Onyx Lorenzoni aceitou trocar a Casa Civil pelo Ministério daCidadania. No lugar dele, o general Walter Souza Braga Netto já foi convidado para ocupar a Casa Civil. O atual titular da Cidadania, Osmar Terra, foi chamado no final da tarde para uma nova reunião com o presidente Jair Bolsonaro. Ao deixarem o encontro, nenhum deles se pronunciou. Terra deve deixar o governo.
Bolsonaro cogitava demitir Terra e transferir Onyx para a pasta que era ocupada por ele. Terra entrou em conflito com os ministros Paulo Guedes (Economia) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde) nos últimos meses. Onyx, por sua vez, teve sua atuação na Casa Civil esvaziada seguidas vezes e Bolsonaro já procurava um militar, sem pretensões políticas, para o posto.
Conheça: Quem é o general convidado por Bolsonaro para assumir o comando da Casa Civil
O primeiro convidado foi Augusto Heleno, atualmente no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Depois, foi feito um convite ao general Braga Netto, que atualmente é chefe do Estado Maior do Exército.
Terra esteve mais cedo no palácio Planalto, para um almoço com Bolsonaro e atletas, entre eles o ex-pugilista Popó, o iatista Lars Grael, o nadador Daniel Dias e o lutador de MMA Minotauro, entre outros, que participariam mais tarde com o ministro de um evento de combate às drogas. Após o almoço, Terra gravou um vídeo com Bolsonaro, que foi utilizado por pessoas próximos ao ministro para argumentar que não havia risco de demissão.
Informações: O Globo.