
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
A Seleção Brasileira ganhou da Suíça por 1 a 0, nesta segunda-feira (28), no Estádio 974, em Doha, no Catar. A vitória marcou a primeira do Brasil diante dos suíços em Copas do Mundo. Até a partida de hoje, o retrospecto do confronto era de dois empates na competição, ambos na primeira fase.
O primeiro empate foi na Copa do Mundo do Brasil, em 1950, no Estádio do Pacaembu, com gols de Alfredo e Baltazar a partida ficou no 2 a 2. Já o segundo empate ocorreu na estreia brasileira no Mundial da Rússia, em 2018, na oportunidade, Philippe Coutinho marcou o gol brasileiro no 1 a 1.
Entre amistosos e Copas do Mundo, o retrospecto do Brasil contra a Suíça é de 10 jogos, sendo quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, com 12 gols marcados e 9 sofridos.
Líder do Grupo G com seis pontos conquistados, a Seleção Brasileira está classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo. A Suíça é a segunda colocada, com 3 pontos, seguida de Sérvia e Camarões, ambos com 1 ponto.
O Brasil volta a campo na sexta-feira (02) contra Camarões, no Estádio Nacional de Lusail, às 16h (Horário de Brasília), pela última rodada da fase de grupos.
Balanço da Copa do Mundo: solidez da defesa do Brasil e volume ofensivo da França são destaques
França, Brasil e Portugal já estão nas oitavas. A definição dos outros 13 classificados ficou para a última rodada da fase de grupos. Com 32 jogos, a Copa do Catar já tem metade das partidas disputadas até aqui. Os outros 32 duelos começam nesta terça-feira, com a definição de quem avança nos grupos A e B.
Com metade da Copa do Mundo já disputada, o Espião Estatístico preparou um balanço das seleções que se destacaram até aqui. As únicas equipes 100% são as que já avançaram de fase: Brasil, França e Portugal.
Costa Rica e Irã são as defesas mais vazadas até aqui: sete e seis gols sofridos, respectivamente. Porém, outros times permitem mais arremates aos adversários. A dupla Austrália e Sérvia lidera, com 34 finalizações sofridas. Bélgica e Dinamarca aparecem na sequência, com 32 cada.
O outro lado da moeda tem a França com um volume ofensivo muito grande. É o time que mais ataca. São 41 finalizações e seis gols marcados. Artilheiro do Mundial com três gols ao lado de Enner Valencia, Mbappé é, disparado, o chuta-chuta do torneio: 12 finalizações.
Espanha e Inglaterra aparecem na sequência do ranking de precisão da Copa do Catar. Os espanhóis marcaram um gol a cada 2,88 tentativas e os ingleses a cada 3,33. Por causa da goleada na estreia – a maior de sua história em Mundiais, a Espanha tem o melhor ataque do torneio: oito gols.
Um trio que ainda não venceu na Copa do Catar se destaca negativamente na pontaria. Estados Unidos, Uruguai e Canadá são os times com menor percentual de finalizações certas na competição. Os americanos acertaram 12,50% dos arremates na direção do gol. Canadenses e uruguaios vêm logo depois, com 16,67%.
Vale destacar ainda que México, Tunísia e Uruguai são os únicos times que ainda não marcaram nenhum gol neste Mundial.