A Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, realizou na manhã desta sexta-feira-feira (29), uma caminhada pela valorização da vida pelas ruas da cidade.
A caminhada faz parte da campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio.
Uma viatura da Polícia Militar e um carro de som com a voz do secretário municipal de Assistência Social, Ademir Teixeira Maria, lideraram a passeata que percorreu as principais ruas da cidade. Os participantes, de diversas idades, levavam cartazes e faixas com mensagens de apoio e incentivo à vida. Ao final da caminhada, todos se reuniram na Praça do Colono, onde assistiram a apresentações culturais dos alunos das escolas municipais.
Sobre o Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha internacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. O mês de setembro foi escolhido para a campanha por ser o mês de aniversário da morte de Kurt Cobain, vocalista da banda Nirvana, que se suicidou em 1994.
O suicídio é um problema de saúde pública que atinge pessoas de todas as idades, classes sociais e gêneros. No Brasil, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
A campanha Setembro Amarelo busca conscientizar a população sobre a importância da valorização da vida e da prevenção ao suicídio. É importante lembrar que o suicídio é uma doença e que pode ser prevenido.
Canal de apoio
O município conta com uma equipe multiprofissional composta por: um médico, referência em saúde mental, que atende duas vezes por semana; psicólogos, que oferecem atendimento diário mediante agendamento e encaminhamento; um psiquiatra, que atende às quartas-feiras e assistente social e é responsável por acompanhar pessoas com pensamentos suicidas. Os atendimentos são realizados no Centro de Saúde da sede.