
O Conselho de Desenvolvimento Regional Sustentável da Microrregião Noroeste, promoveu encontro em Vila Pavão na manhã desta quarta-feira (13), para apresentação do Plano de Ação para a região.
O CDRS da Microrregião Noroeste, atualmente é presidido pelo prefeito Uelikson Boone, o Bolinha. O encontro aconteceu no auditório da Praça do Colono, no centro da cidade.
Participaram do evento, representantes da ADERES – Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo; BANDES – Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo; IFES – Instituto Federal do Espírito Santo, Univen, além de lideranças políticas regionais e estaduais: deputado Estadual Freitas; prefeito de Nova Venécia, André Fagundes; representantes dos poderes legislativos de Vila Pavão e Nova Venécia, secretários municipais, servidores, entre outros.
Na pauta de trabalho foi apresentado ainda o Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável – IDRS e sugestões de acompanhamento dos próximos passos do plano de ação.
O Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo, o DRS-ES, teve início em 2019 e foi estruturado em dois eixos. O primeiro trata da formação dos Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável (CDRS), que contam com representantes das diversas esferas do poder público e da sociedade civil das nove microrregiões participantes. Por meio das Câmaras Temáticas, os Conselhos definiram os temas prioritários, aprofundando os assuntos relevantes para cada microrregião.
O segundo eixo do DRS-ES está ligado ao Projeto de Pesquisa, composto pelo diagnóstico e pela elaboração do Plano de Ação, numa parceria entre o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
O Plano de Ação é um instrumento que contém projetos e metas, além da indicação de seus respectivos responsáveis, para a promoção do desenvolvimento do Espírito Santo, de forma integrada e sustentável. O documento abrange ações nas áreas territorial, ambiental, social, econômica e de gestão pública para cada microrregião.
Os Planos serão como uma bússola, um apontamento para o desenvolvimento sustentável e para a prosperidade da microrregião capixaba.
“É um momento de alegria estarmos aqui hoje em Vila Pavão apresentando esse relatório técnico que é o produto final de um trabalho que passou por muitos estágios de discussão. Esse é um produto importante e afirmo que é a cara dessa gestão que tem coordenado o desenvolvimento no Estado do Espírito Santo. Quero aqui parabenizar toda a equipe que nos ajudou a coordenar e elaborar o relatório iniciado em 2019, e que avançou mesmo num período de pandemia. Aproveito para destacar a importância desse trabalho, proposto pelo Governo Estadual que soube diferenciar muito bem as diversas realidades, potencialidades e desafios de cada região, dando um norte, tanto para investimentos privados, como públicos, além de elencar prioridades dentro dos próprios municípios ou região,” pontuou o prefeito Bolinha na abertura do encontro.
As propostas apresentadas estão detalhadas em um encarte oferecido a todos os presentes ao encontro.
Para acessar os Planos de Ação do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES) clique aqui.