
O Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier) de Vila Pavão realizou, ontem, terça-feira (5), um evento especial em comemoração ao Dia do Técnico em Agropecuária.
A iniciativa, voltada aos estudantes do curso técnico da instituição, contou com a presença de representantes de importantes órgãos ligados ao setor agropecuário e teve como foco principal discutir as oportunidades e os desafios enfrentados pelos jovens do campo.
Entre os convidados, o coordenador da Unidade Técnica Estadual (UTE) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Isidório Nascimento Simões, que destacou as perspectivas de crescimento para os técnicos em agropecuária. Ele apresentou aos alunos as oportunidades oferecidas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que visa facilitar o acesso dos pequenos produtores rurais à terra. “Foi um momento importante para apresentar aos estudantes as possibilidades do mercado com base na formação técnica que têm no Ceier e incentivá-los a aprimorar ainda mais os estudos, ingressando em curso superior ou profissionalizante. A base que eles têm agora certamente é um diferencial para os conhecimentos posteriores”, afirmou Simões.
O evento também abordou a importância da juventude rural na continuidade das atividades agrícolas, com uma palestra ministrada por Vinícius Soares da Costa, coordenador técnico da Subsecretaria de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, vinculada à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Em sua fala sobre “Juventude rural e sucessão familiar”, Costa destacou a relevância de preparar as novas gerações para garantir a continuidade das atividades no campo, um dos maiores desafios para a juventude camponesa.
Ediane Beilke dos Reis, coordenadora pedagógica do Ceier Vila Pavão, ressaltou a importância do evento para o reconhecimento do trabalho dos técnicos em agropecuária, profissionais essenciais para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola. “Esses profissionais desempenham papel crucial no desenvolvimento do setor agrícola, e o evento serve ainda para a integração de conhecimentos que promovem a troca de experiências entre profissionais da área”, enfatizou a coordenadora.
Para Marciele Grinivaldo Wutke, pedagoga da instituição, o Dia do Técnico em Agropecuária vai além da comemoração, proporcionando uma oportunidade de conexão para os estudantes e profissionais da área. “O evento permite que nossos alunos ampliem suas redes de contato e troquem experiências, fortalecendo suas perspectivas para o futuro no campo”, explicou Wutke.
Sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)
O PNCF, coordenado pelo Departamento de Governança Fundiária do Ministério do Desenvolvimento Agrário, é um programa que disponibiliza crédito para que pequenos produtores possam adquirir suas terras e consolidar suas atividades agrícolas. A Unidade Técnica Estadual, ligada ao Idaf, é responsável pela execução do programa no Espírito Santo, desempenhando um papel fundamental para a expansão do acesso à terra e para o fortalecimento da agricultura familiar na região.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!