Muitos capixabas na região da Grande Vitória e do litoral sul foram acordados na madrugada desta terça-feira (19) pelo barulho de uma rápida e intensa pancada de chuva. O fenômeno, de curta duração, foi resultado da umidade vinda do mar, conforme explicado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
A previsão indica que essa instabilidade não para por aí. De acordo com o Incaper, ainda nesta terça há possibilidade de chuva fraca durante a manhã nessas mesmas regiões. No restante do estado, predomina a atuação de ar seco e um sistema de alta pressão, garantindo tempo firme e sem previsão de precipitação para o decorrer do dia.
As temperaturas nesta terça seguem amenas em todo o Espírito Santo. Na Grande Vitória, os termômetros devem marcar máxima de 26ºC. Na região Serrana, a variação é entre 14ºC e 28ºC. As menores mínimas são esperadas no Norte e na Serrana, com 14ºC.
Previsão para os próximos dias
A instabilidade ainda deve dar seus últimos sinais na quarta-feira (20). O Incaper prevê chuvas rápidas, principalmente na madrugada e durante a manhã, no litoral sul, na Grande Vitória, no Noroeste e no Norte do estado.
Uma mudança significativa no tempo está prevista para a quinta-feira (21). O ar seco e o sistema de alta pressão voltam a ganhar força, mantendo o tempo aberto e sem qualquer previsão de chuva em todo o território capixaba. Com a ausência de nuvens, as temperaturas começam a subir, podendo ultrapassar a marca dos 30ºC no Sul do estado.
O final de semana segue sob influência do tempo seco. Para sexta-feira (22) e sábado (23), a previsão mantém-se estável, sem expectativa de chuvas, indicando a volta do sol forte e do calor típicos desta época do ano.