
As constantes chuvas que vêm atingindo Vila Pavão e região desde meados de dezembro de 2024 têm causado danos às estradas rurais do município, dificultando o cumprimento do cronograma de recuperação e manutenção das vias. O cenário tem desafiado a equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura, que enfrenta dificuldades para realizar os reparos necessários devido à persistente condição climática.
José Henrique, secretário municipal de Obras, explicou que as máquinas estão prontas para iniciar os serviços de patrolamento e reparos, mas que a continuidade do trabalho depende da redução das chuvas. “Além de impossibilitar o trabalho de campo das máquinas da Prefeitura, o excesso de chuvas também danificou muitas estradas que estavam em boas condições. Mas, mesmo em condições desfavoráveis, estão sendo realizadas atividades de melhorias emergenciais”, afirmou.
Atualmente, a Prefeitura tem adotado medidas paliativas para minimizar os danos causados pelas chuvas, como manutenções urgentes, cascalhamento em pontos críticos e remoção de barro das estradas. Essas ações visam facilitar o acesso, especialmente em morros e trechos mais deteriorados.

Vila Pavão conta com uma extensa malha de estradas principais e vicinais, que são de difícil manutenção, principalmente em períodos chuvosos. Contudo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, reafirma seu compromisso de executar o cronograma de recuperação das vias assim que as condições climáticas permitirem, priorizando as estradas durante o período de estiagem.
Por outro lado, a Prefeitura continua realizando normalmente atividades essenciais como a limpeza urbana, lavagem das ruas e a coleta de lixo, tanto na cidade quanto nos distritos e patrimônios.
No momento, a principal preocupação do prefeito João Trancoso é garantir boas condições para o tráfego de veículos, uma vez que, o período de escoamento da produção agrícola, se aproxima aumentando o tráfego de caminhões e carros de passeio nas estradas do município.
A Prefeitura pede paciência à população e assegura que está fazendo o possível para amenizar os transtornos causados pelas condições adversas das estradas.
“Não podemos esquecer que as chuvas são bençãos especiais para garantia da recuperação das nascentes e abastecimento das represas, o que é fundamental para o sucesso da nossa agricultura“, destacou João Trancoso ao reforçar o pedido de paciência e compreensão da população.