Uma creche em um local onde há um enorme número de mães que trabalham Já está em pleno funcionamento. É o Centro Municipal de Educação Infantil de Tempo Integral Idalina Machado Fiel, inaugurado na última sexta-feira, pelo prefeito Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira.
A creche está localizada na Avenida Norte, praticamente na divisa entre os bairros São Francisco e Padre Gianni, na Cidade Alta. O prédio conta com cinco salas de aula, playground, anfiteatro, lactório, banheiros e salas administrativas. A escola, que é para crianças entre 2 a 5 anos, tem capacidade para 82 alunos.
A secretária municipal de Educação, Risonete Oliveira, fez um balanço de seu trabalho frente à sua pasta, enalteceu a determinação do prefeito Barrigueira de investir na educação e homenageou à memória da professora Idalina Machado Fiel, emocionando os parentes dela, presentes na cerimônia. “Essa obra ultrapassa os limites da educação e abrange também a área social, já que possibilita às mães a deixarem seus filhos em local seguro para buscarem um lugar no mercado de trabalho”.
Já o prefeito Barrigueira, chamou a atenção das pessoas para a qualidade da obra inaugurada e pela importância que ela vai ter na vida das famílias que residem na região. Lembrou que uma nova creche de tempo integral será construída no bairro Aeroporto. “Aos poucos estamos dando um rumo à nossa administração. Com muito trabalho, transparência e determinação. O povo veneciano pode confiar”.
Homenagem à professora Idalina – Familiares da pedagoga Idalina Machado Fiel (1950-2012), marcaram presença na cerimônia: o marido César Fiel, as filhas Luciana e Natache e os netos. Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Idalina mudou-se para Nova Venécia em 1978, quando criou a Casa-escola Montessoriana A Ciranda. Dois anos depois inaugurou a sede própria da escola, no bairro Margareth. Trabalhou na educação como professora, supervisora e diretora. Em 1988, com a saúde debilitada, teve que se afastar de suas atividades. Em 2003, recebeu o título de Cidadã Veneciana, sem sessão solene na Câmara de Vereadores. Faleceu em 13 de novembro de 2012, vítima de problemas cardíacos.