O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) sai na frente na corrida eleitoral pelo Palácio Anchieta em Vitória. Em pesquisa realizada pelo Instituto Futura na Capital, o peemedebista é a opção de 37,9% dos entrevistados. Em seguida, com 13 pontos percentuais de diferença, está o governador Renato Casagrande (PSB), com 24,9%.
Em terceiro lugar aparece o senador Magno Malta (PR), que tem 10,5% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Colatina Guerino Balestrassi (PSDB), com 3,5%. Os números são da pesquisa estimulada, na qual as pessoas respondem a partir dos nomes dos pré-candidatos.
Já na pesquisa espontânea, Hartung está ligeiramente na frente de Casagrande. Embora a margem de erro da pesquisa seja de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, a diferença entre os dois é de 5 pontos percentuais. O ex-governador tem 17,7%, enquanto o atual governador tem 12,7%.
O nome com mais rejeição é o de Magno Malta. Na pesquisa, 43,1% disseram que não votariam nele em nenhuma hipótese. Na sequência está Guerino Balestrassi, rejeitado por 15,2%. O senador Ricardo Ferraço (PMDB) tem 10,7% de rejeição; Casagrande, 9%; e Hartung, 7%.
O Instituto também consultou a opinião dos eleitores da Capital sobre a vaga ao Senado. Na pesquisa estimulada sem Hartung, o delegado Fabiano Contarato (PR) tem discreta vantagem, com 23,4%.
Entretanto, o republicano está tecnicamente empatado com o ex-prefeito João Coser (PT), que tem 22,9% das intenções de voto, seguido pela deputada federal Rose de Freitas (PMDB), com 15,7%.
Para a Presidência da República, a pesquisa espontânea traz a ex-senadora Marina Silva (PSB) com maior intenção de votos: 9,2%. Já na pesquisa estimulada, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) está em primeiro lugar, com 20,4%, empatado tecnicamente com a presidente Dilma Rousseff (PT), com 17,7%. Já o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tem 15%.
O Instituto Futura ouviu 401 pessoas em Vitória nos dias 14 e 15 de abril de 2014. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número ES-00004/2014.
fonte Gazeta On Line