
Mais de 150 jovens trabalhadores rurais, a maioria estudantes das Escolas Família Agrícola e Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER), se reuniram para o 1º Seminário da Juventude Rural de Nova Venecia e Vila Pavão, na manhã desta quinta-feira (24).
O evento conteceu no Cerimonial D’Venezia e reuniões além de um grande público, muitas autoridades de Nova Venécia, Vila Pavão e região.
No primeiro momento do evento foi abordada a história do movimento sindical em Nova Venécia e Vila Pavão, e levada ao conhecimento dos jovens, as conquistas (Previdência Social, Pronaf, PAA, Habitação Rural, PNAE, Sus, Educação no Campo, e outras), além dos desafios do momento.
Veja mais abaixo
O seminário foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Nova Venécia e Vila Pavão (STRAF) e apoiado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Prefeitura de Nova Venécia, Incaper e Cresol.
O diretor presidente do STRAF, Wasley Darós Cesconetto destacou que o movimento sindical sempre trabalhou a permanencia do jovem no meio rural com sustentabilidade. “Esse seminário vem de encontro às dificuldades que estamos encontrando em relação às políticas públicas do Governo Federal. Então, o seminário objetiva fortalecer o jovem para enfrentamento na busca de boas políticas públicas para o desenvolvimento do setor rural, e assim, diminuir o êxito rural, para que haja sucessão nas propriedades e o setor continue produzindo e fornecendo alimentos e fomentando a economia de Nova Venécia e Vila Pavão, visto que, estes dois municípios têm em suas bases, a agricultura familiar como principal fonte econômica“, disse Cesconettto.
Durante o evento foram debatidos ainda os desafios da agricultura familiar na atualidade, a organização e potencialidades da juventude no campo, a participação da juventude na economia rural e linhas de crédito rural.
A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto, participou da atividade, onde dialogou sobre, entre outros temas, sobre as conquistas do movimento sindical, como funciona nossa organização a organização da juventude dentro do movimento, com o objetivo de despertar na juventude a importância de se organizar em suas bases e estar junto com o sindicato.
“Foi um encontro muito produtivo, no qual dialogamos sobre o programa Jovem Saber e a importância da juventude se organizar para fazer as turmas e saímos com o compromisso de dialogar nas escolas para implementar o programa. Também fizemos um chamado a toda Juventude para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, onde destacamos a importância desse momento para a luta pelos direitos dos(as) jovens do campo, florestas e águas. Nesses encontros fico com o sentimento que nossa organização da juventude está crescendo a cada dia”, contou Mônica Bufon.





