O Espírito Santo se consolida como referência mundial em café de alta qualidade, produzido com responsabilidade e práticas sustentáveis.
Uma comitiva de representantes de instituições como ApexBrasil, ABIC, ABICS e Embrapa visitou regiões produtoras do estado para conhecer a qualidade e sustentabilidade da produção capixaba. A ação integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura Capixaba, promovido pelo governo estadual em parceria com o Cecafé.
Durante a imersão, que incluiu visitas a propriedades, cooperativas e indústrias, foram destacados o café arábica e o conilon, produtos de excelência do estado, que é o maior produtor de conilon do Brasil.
Márcio Ferreira (Cecafé) e Jorge Viana (ApexBrasil) ressaltaram o impacto positivo da colaboração público-privada e o potencial do café brasileiro no mercado internacional, tanto em qualidade quanto em sustentabilidade.
Com 70% das propriedades rurais dedicadas à cafeicultura, a atividade é essencial para a economia local, gerando emprego e renda e exportando mais de 10 milhões de sacas anualmente para mais de 100 países.