
Vila Notícias – O fornecimento de água potável para a população da sede de Vila Pavão, sofre mais um racionamento. Até a última quarta-feira, 11, o abastecimento era feito das 7 h às 12 h para os moradores da parte baixa da cidade e das 7 h às 15 h para os moradores da parte alta. Com a nova medida adotada pela Cesan, o fornecimento para a ser, dia sim e dia não para toda a sede do município.
Segundo a Defesa Civil, a situação é gravíssima e se não chover nos próximos dias, tanto as atividades na área urbana, como no meio rural poderão sofrer um colapso.
No principal ponto de captação do município, localizado no Córrego Socorro, quase não existe água. De acordo com funcionários da estação de tratamento da Cesan, o que está sustentando o sistema são dois poços artesianos, reativados pela Cesan no início da crise hídrica e se a situação persistir, o fornecimento poderá sofrer interrupções mais prolongadas.
Os mais prejudicados com o racionamento são moradores dos bairros Ondina, Nova Munique e Morro do Campo, situados na parte alta da cidade que chegam a ficar dias sem água, porque, a escassez levou os moradores das partes baixas da cidade, onde a água chega com mais facilidade, a estocar o produto.
A economia do município, baseada na produção cafeeira, frutas, hortaliças e pecuária, segundo levantamento do INCAPER (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural), contabiliza perdas que ultrapassam o valor de R$ 30 milhões de reais
Escolas, creches e Posto de Saúde estão sendo abastecidos com caminhões pipas
A restrição no fornecimento é por tempo indeterminado e vai afetar ainda mais, as residências, escolas, comércios, mineradoras e prédios públicos. Nesta semana, o município foi obrigado a recorrer à Cesan para abastecer com a água tratada vinda de Nova Venécia, a Escola Municipal de Ensino Fundamental, Esther da Costa Santos, Creche Girassol e a Unidade de Saúde da Sede.
Nos distritos de Praça Rica e Todos os Santos e no patrimônio de Conceição do XV (Cascudo), a situação também é bastante crítica. Nessas localidades, o fornecimento é reforçado através de caminhão pipa da Prefeitura Municipal.
Na semana passada o prefeito Eraldino Jann Tesch, editou Decreto impondo multa para quem desperdiçar água em Vila Pavão. O decreto proíbe a utilização de água na lavagem de veículos, calçadas, frentes de imóveis e outras situações que não sejam para o consumo humano.
Matéria atualizada às 9.30 h.