No dia 22 de Outubro, Vila Paulista, terra das cavalgadas, Distrito de Barra de São Francisco, completa 65 anos desde sua condição de Distrito. Para isso a comunidade, através da coordenação da Professora Nadir Vieira, está organizando a 12º festa Cultural de Paulista. Haverá desfiles, sorteios de prêmios, apresentação da história da primeira fábrica que surgiu no povoado, cerca de 100 anos atrás. A “Olaria do Paulista”, que resta hoje sua bela chaminé, localizada no centro da Vila. A animação contará com cantores regionais e o carismático locutor Odair José. veja slide do progresso e problemas de Vila Paulista:
História
Nadir tem em seus cadernos muitas linhas que relatam a história do vilarejo. Há mais de 100 anos atrás, devido a constante passagem de tropeiros pelo lugar, surgiu um bar, onde se tornou o ponto de parada destes tropeiros para descansarem. Anos mais tarde, quando já havia moradores, atraídos pela agricultura e extração de madeira, chegaram algumas famílias de São Paulo para se fixarem no lugar. Desde então, o lugar ficou conhecido por Paulista, Conta Nadir.
Já no final do século XXI, por volta dos anos 80, Paulista tornou-se conhecida pela grande quantidade de homicídios de “empreitada” que ocorria no local. Desde então a cidade foi ficando esquecida e cada vez mais sem estruturas. Mas nos últimos anos, com a chegada da polícia ao local e já com dois anos sem nenhum crime de “empreitada”, também devido a gestão do atual Prefeito, Luciano Pereira, Paulista retomou seu crescimento. Um motivo foi pela alta geração de empregos vindos da extração de Granitos (maior jazida mundial do produto está localizada na distrito), e o outro são os investimentos feito no lugar pela Prefeitura como asfaltamento das ruas, criação de uma unidade de saúde com profissionais da área e uma ambulância 24h todos os dias, investimento na educação local, com duas escolas bem equipadas de materiais didáticos e boa estrutura física, torre de telefone celular 3G e muito mais. Com esses e outros investimentos chegando, o comércio local é forte, já contando com vários supermercados, casas de produtos agrícolas, lojas, 3 panificadoras e todos os dias uma nova obra se iniciando.
Para se ter uma ideia, o preço de um lote de 200 m² não sai por menos de 20 mil reais nos lugares baixos. Valor mais caro do que cidades vizinhas. Vila Paulista está conhecendo o progresso como nunca antes, mas algumas coisas importantes ainda faltam ao local, como um Banco, um desvio para desafogar o trânsito, já que as ruas do centro não comportam duas vias em alguns pontos (além de não ter calçadas) e um local para construção de um cemitério (Paulista não tem local digno para enterrar seus mortos, apesar de quase 10 mil moradores na região).
Todos estão convidados para as apresentações na Praça Municipal.