O Governo do Estado do Espírito Santo lançou, na manhã desta terça-feira (02), a segunda fase do programa CNH Social 2025, com a abertura de 3.500 novas vagas para que pessoas de baixa renda obtenham a Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita. A cerimônia de lançamento ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória.
Uma das principais novidades desta fase é a reserva de 10% das vagas para um público específico: estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino que comprovem bom desempenho escolar. A medida é inédita no programa e tem como objetivo incentivar e valorizar a dedicação aos estudos.
A alta demanda pela iniciativa foi demonstrada no mês de julho, quando o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) divulgou a lista de aprovados da primeira fase. Na ocasião, o programa recebeu 82.642 inscrições, o que representa a segunda maior procura da história do CNH Social.
Sobre o Programa CNH Social
Mais do que apenas custear a carteira de motorista, o programa CNH Social tem um caráter profissionalizante. Seu objetivo é qualificar os beneficiários para o mercado de trabalho, oferecendo cursos para condutor de transporte escolar, transporte coletivo de passageiros, mototáxi e motofrete.
Requisitos para Participar
Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem atender aos segucritérios:
-
Ter 18 anos ou mais;
-
Saber ler e escrever;
-
Possuir CPF e Carteira de Identidade (ou equivalente);
-
Comprovar residência no Espírito Santo;
-
Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
-
Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal;
-
Possuir renda familiar de até dois salários mínimos;
-
Não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.
Com a abertura dessas novas vagas, o governo estadual reforça o compromisso de gerar oportunidades, promover a inclusão social e fomentar o respeito entre cidadãos de diferentes origens, viabilizando tanto a mobilidade quanto a profissionalização de capixabas.