
Vila Notícias
A cotação do mercado físico do boi gordo é um serviço voltado para o pecuarista realizado diariamente pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). De segunda a sexta-feira, às 15 horas, os preços mínimos, médios e máximos da arroba do boi gordo inteiro, do boi gordo castrado e da vaca gorda, são atualizados e podem ser conferidos no site do Instituto.
O pesquisador em Estatística e Métodos Quantitativos em P&D do Incaper, Rogério Carvalho Guarçoni, responsável pela coordenação do serviço, explica como é feita a metodologia para a indicação dos preços. “As cotações de preços são feitas diariamente pelos escritórios locais do Incaper nos municípios onde existem frigoríficos que possuem Serviço de Inspeção Federal (SIF) e Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Os valores são processados na base de dados do Mercado Agrícola e as estatísticas – preços mínimos, médios ponderados e máximos – são obtidas por meio da Metodologia do Indicador de Preços do Boi Gordo – Esalq/USP”, explicou Rogério.
Os pecuaristas capixabas são os principais beneficiados por esse serviço, pois o utilizam como referência para a comercialização do gado de corte, o que é confirmado pelo diretor tesoureiro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES), Neuzedino Alves Victor de Assis.