
O vereador João Trancoso (PSB) foi eleito prefeito de Vila Pavão neste domingo (6), após conquistar 53,81 % dos votos válidos, somando 3.563 votos, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele, que é presidente da Câmara de Vereadores, concorreu pela coligação “Nosso Trabalho Não Pode Parar”, formada pelos partidos: PSB, Podemos, PDT, PP, MDB e Republicanos. Seu vice-prefeito é Vantuil Schraiber (Tuila), atual vice-prefeito.
Trancoso disputou a sucessão do prefeito Uelikson Boone (Bolinha) e venceu o ex-prefeito Irineu Wutke (União Brasil), que obteve 2.067 votos (31,21%), e Mônica Ziviani (PL), que ficou com 992 votos (14,98%).
Trancoso contará com uma base sólida na Câmara de Vereadores, já que sua coligação elegeu 7 dos 9 vereadores para a próxima legislatura. Esse apoio robusto garantirá maior governabilidade e facilitará a implementação de seu programa de governo, fortalecendo a articulação política entre o Executivo e o Legislativo de Vila Pavão.
Nascido em São Domingos do Norte, João Trancoso, 54 anos, é casado com Natalina Schmidt e pai de dois filhos. Filiado ao PSB desde o início de sua carreira política, ele é vereador por dois mandatos consecutivos e presidente da Câmara Municipal por três vezes. Além de sua atuação na política, trabalhou como trabalhador rural e eletricista. No setor público há 22 anos, desempenhou as funções de tratorista, encarregado de setor e secretário de Agricultura.
Nesta eleição, dos 7.832 eleitores aptos a votar em Vila Pavão, 6.789 (86,68%) compareceram às urnas. O total de votos válidos foi 6.622 (97,54%), enquanto 72 votos foram brancos (1,06%) e 95 nulos (1,40%). O número de abstenções foi de 1.043 (13,32%).
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!