Nesta manhã de quarta-feira, (13), cerca de mil professores da Rede Estadual , Federal e Municipal do Norte do Estado, participaram de uma passeata de conscientização na cidade de Nova Venécia, ES, promovida pelo comando de greve dos municípios. Foi uma manifestação totalmente pacífica como se propõe os educadores.
“Foi lindo, foi histórico para Nova Venécia” , exclamava um professor do IFES que participou do movimento.
Os docentes saíram da Escola Estadual Dom Daniel Comboni em direção ao centro da Cidade. Depois de atravessar a ponte seguiram até à Superintendência Estadual de Educação (SRE). Em seguida, fizeram uma parada em frente à SRE e outra em frente à praça da Prefeitura Municipal.
As ruas foram ocupadas pelos professores com o objetivo de divulgar à população veneciana o descaso por parte dos governantes com a categoria do magistério Estadual, Municipal e Federal.
“Nós estamos aqui para mostrar que a educação deste país precisa ser valorizada, nós professores estamos abandonados pelos governantes”. Destacou o professor Welliton Carvalho.
Durante o percurso a pauta de reivindicações foi lembrada: reposição de perdas inflacionárias, a discussão do plano de cargos e salários, o cumprimento da Lei do Piso e eleições diretas para diretor.
O professor de História Wanderson, de São Gabriel, destacou que o dia 13 de maio é um dia de luta por liberdade e que os professores estão sendo “escravos” de seus superiores. Outros gritos de ordens foram feitos pela categoria e até mesmo os representantes dos estudantes manifestaram seu apoio ao movimento.
Ao final, o comando de Greve elogiou o bom trabalho prestado pela Polícia Militar de Nova Venécia.
[metaslider id=5686]