Para uns, um remédio santo, e para outros, a maldição do diabo. Mas a verdade é que desde o seu aparecimento que o café possui uma reputação mística, rodeada de mistérios e associada a curas e medicinas. E, após mais de meio século de pesquisa científica, os benefícios do café e dos seus componentes, nas mais variadas patologias, já foram demonstrados. E estão, continuamente, a ser alvos de estudo e observação.
Ao contrário do que a maioria da população ainda acredita, o consumo de café de forma moderada não fornece nenhum risco para a saúde, pelo contrário, proporciona uma agradável experiência que confere alguns benefícios para a saúde. Especialistas admitem que o consumo excessivo de café só se verifica através da ingestão de mais de cinco xícaras diárias.
Atualmente, vários estudos nacionais e internacionais já comprovaram os benefícios do café em doenças neurológicas, cardíacas, reumáticas, cancerígenas, entre outras. Além disso, pesquisa publicada esta semana, chefiada por Frank Hu e Shilpa Bhupathiraju, da Universidade de Harvard, ingerir café a longo prazo pode reduzir em até 11% o risco de contrair diabetes do tipo 2.
O cuidado deve estar em não tomá-lo demasiadamente e nem com muito açúcar.