O Ponto de Cultura Pomitafro do Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão – CECIVIP realizou na última semana, dias 09, 10 e 11 de abril, com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Pavão, secretarias de Educação e Cultura, uma oficina para Formação de Gestores Culturais com ênfase nos editais da Secretaria de Estado da Cultura 2014.
De acordo com Libian Timm Paganoto Rossim, Presidente do CECIVIP e Coordenadora do Ponto de Cultura Pomitafro, em Vila Pavão existem diversas representações e manifestações culturais, são pomeranos, italianos, afro-brasileiros, escritores e poetas, grupos de danças folclóricas, artesãos, mestres da cultura popular, eventos culturais, bandas, museus e até o recém formado Cineclube Pavãozinho, no entanto ainda há por parte de seus gestores a dificuldade da captação de recursos para manutenção de seus projetos e ações. Por outro lado tanto governo estadual quanto o governo federal vem oferecendo já há vários anos os editais culturais para financiamento de ações e projetos em diversas áreas. Neste ano de 2014 o fundo estadual de cultura repassará mais de 8 milhões de reais em editais, nosso intuito é pleitear e quem sabe trazer uma parcela desses investimentos para o nosso movimento cultural.
A oficina foi ministrada pelo produtor cultural Luciano Guimarães, também diretor de memória do Conselho Nacional de Cineclubes brasileiros. Além de um passo a passo sobre os editais oferecidos esse ano também foi ofertado atendimento individualizado aqueles que pretendem inscrever seus projetos em alguma categoria. Todos os seguimentos e representações culturais pavoenses foram convidados e acredita-se na elaboração de pelo menos cinco editais entre difusão de obras literárias, aquisição de indumentárias e adereços, circulação cutural, valorização da capoeira, desenvolvimento e manutenção de cineclubismo, coletivos juvenis e projetos de valorização da diversidade cultural.
Como resultado da oficina, seis editais foram encaminhados para pleito e espera-se um bom resultado final.
Ainda no dia 11, no encerramento da oficina foi realizado uma sessão de cineclube no Bar da Leila com a presença de um significativo público.