Coincidentemente, depois de três dias do manifesto do Magistério em Nova Venécia, A Câmara de Vereadores deste Município deu um importante passo na valorização do Ensino Básico da região.
Em sessão extraordinária realizada na manhã da última “sexta-feira”, 15, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei que altera os anexos II – da Lei nº 2.022, e IV – da Lei 2.868 – Estatuto do Magistério, que dispõe sobre a alteração dos salários em relação ao piso nacional da carreira de professor da educação básica, encaminhado pelo poder executivo, que vai reajustar o salário dos profissionais da Educação em média em 11,65%, a partir de 1º de maio deste ano.
Recentemente, o prefeito Lubiana Barrigueira nomeou uma Comissão Especial para avaliar o Estatuto Geral e o Plano de Carreira dos Servidores Públicos do município, e a primeira conquista já foi oficializada. “Esta Comissão, formada por representantes do Sindicato, Conselho Municipal da Educação, Fundeb e executivo, está trabalhando muito sério, voltado apenas para a área técnica, sem influencia política, e os resultados já são bastante satisfatório. Os trabalhos continuam em busca de benefícios para todas as categorias, sem comprometimento do crescimento e desenvolvimento do município”, explica Barrigueira.
Segundo a secretária municipal da Educação, Risonete Oliveira, a missão decretada aos secretários pelo prefeito Lubiana Barrigueira era a contenção de gastos e diagnósticos da folha de servidores. “Conseguimos nossa primeira vitória, atendendo esta importante reivindicação dos profissionais da Educação, adequando o piso nacional para a categoria. E isso só foi possível graças ao trabalho implementado com os diretores de escola para redução de despesas, especialmente na Secretaria da Educação, onde foi constatado o excesso de pessoal em alguns setores, contratados antes que eu assumisse a gestão da pasta. Agora, vamos dar continuidade ao nosso trabalho na Comissão para atualização do Estatuto Geral e do Magistério e a revisão do Plano de Carreira e Salários dos Servidores”, esclarece a presidente da Comissão Especial e secretária municipal da Educação, Risonete Oliveira.
“Estamos trabalhando como nunca para que a valorização salarial se estenda a todas as categorias. O Sindicato está do lado do servidor público municipal reivindicando os benefícios de forma responsável, sem politicagem”, garante a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal, Luzia Bada.
(fonte, facebook de Nova Venécia)
Mas uma prova de que repor perdas ou cumprir legislação não tem época Agora, são os Professores de Vila Pavão que sonham em poder usufruir deste direito que já são deles.
Por: Vander Vigne