
Ao fazer uso da tribuna livre, durante sessão ordinária da Câmara de Vila Pavão, realizada na tarde da última terça-feira (6), o porta voz da Paróquia São Pedro de Vila Pavão, Ademir Teixeira Maria, apresentou no plenário da Casa um conjunto de propostas da Campanha da Fraternidade 2019, elaboradas pelas Comunidades Eclesiais de Base, direcionadas à sociedade local.
Este ano, o tema da Campanha é “Fraternidade e Políticas Públicas”. Todos os anos, a Igreja Católica, através da CNBB, propõe a cada quaresma uma temática social com o objetivo de despertar a solidariedade dos seus fiéis e da população em geral sobre um problema concreto que envolve a sociedade brasileira buscando caminhos e soluções.
As propostas da Paróquia São Pedro de Vila Pavão começaram a ser elaboradas no dia 09 de fevereiro passado, em encontro de formação com a participação das suas 24 Comunidades Eclesiais de Base. O tema da campanha foi levado e discutido por grupos distintos nas comunidades, onde foram apontadas algumas demandas prioritárias que requerem a atenção da sociedade, bem como, do Poder Público.
Segundo os representantes da Paróquia, as sugestões “visam contribuir com a Gestão Municipal e estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e bem comum”. Afim de promover a participação coletiva de diversos setores da sociedade nas ações sociais que asseguram os direitos sociais reivindicados pela comunidade, a igreja solicita que tais sugestões sejam levadas em consideração à época da elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias e LOA (Lei Orçamentária Anual).
Sugestões apresentadas:
- – Construção de Capela Mortuária;
- – Pericia do IML mais próxima:
- – Saneamento Básico (esgoto sanitário, recolhimento de lixo na zona rural);
- Assistência igualitária e assídua aos pequenos produtores de acordo com sua necessidades e apoio às associações com vez e voz;
- – Ajudar na construção de um posto civil, com o objetivo de melhorar a segurança da população;
- – Melhoria na saúde; melhor atuação dos Agentes de Saúde e atendimento nos postos de saúde;
- – Investimentos no setor hídrico, na comunidade rural, agricultura e abastecimento urbano;
- – Estrutura rural (estradas);
- – Dentista público para todos;
- – Mais médicos;
- – Melhoria no transporte de doentes para Vitória e Colatina com diminuição do tempo de espera e melhores condições;
- – Políticas de assistência a adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade no município;
- – Incentivo ao esporte e lazer;
- – Mais incentivos às organizações sociais;
- – Reforma e manutenção adequada da infraestrutura das Unidades de Ensino do município, bem como, fortalecimento de material didático de qualidade às mesmas;
- – Apoio e incentivo aos Conselhos Municipais existentes.