A cerimônia de encerramento e entrega do certificado do Selo Unicef ‘Município Aprovado’ 4ª edição (20132016), aconteceu na tarde de ontem (13), no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta. Ao todo fazem parte do Selo 19 municípios do Espírito Santo.
Os municípios contemplados com o “Selo Unicef” foram Colatina, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pinheiros, Ponto Belo e São Gabriel da Palha.
O evento e as ações nos municípios são realizados em parceria com a Coordenação de Políticas Intersetoriais, ligada à Vice-Governadoria do Estado, e com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que tem por objetivo o fortalecimento de políticas públicas para melhorar a vida de crianças e adolescentes e suas comunidades. O Selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Para participar deste projeto, podem fazer adesão os municípios do nordeste brasileiro; 28 municípios do Espírito Santo (da chamada região do semiárido capixaba); em alguns locais do vale do Jequitinhonha e alguns da Amazônia.
Após aderir ao projeto e uma avaliação inicial o município reavalia suas políticas e estratégias, de forma a alcançar os objetivos propostos. Os municípios certificados recebem a autorização para utilizar a logomarca do Selo e o reconhecimento internacional pelas conquistas alcançadas.
Para o vice-governador César Colnago, que está à frente das políticas sociais do governo, o diferencial desta quarta edição do selo, foi a atuação de forma integrada de todas as secretarias. Onde criação da Comissão Estadual de Trabalho Intersetorial (CETI) e o desenvolvimento da cultura da intersetorialidade, que se baseia na colaboração como princípio fundamental, proporcionou a melhoraria e ampliação do apoio aos municípios que participam do projeto.