As cabines de cobrança de pedágio da Terceira Ponte foram fechadas por placas de aço no início da noite desta terça-feira (22). Com isso, os carros já passam sem pagar a tarifa. Há a previsão de um protesto a qualquer momento, na praça de pedágio, por conta do resultado da auditoria do Tribunal de Contas que constatou irregularidades no contrato entre Estado e Rodosol. A concentração deve ocorrer em frente à Assembleia Legislativa, cujo prédio também já está cercado por grades e reforço policial.
Mesmo sem a cobrança de pedágio, o trânsito na ponte já apresenta um grande congestionamento. A Avenida Américo Buaiz, em frente à Assembleia Legislativa, também está bastante congestionada nos dois sentidos. Um grupo está concentrado em frente ao prédio da Assembleia.
No início da tarde, o Governador Renato Casagrande postou em uma rede social da internet que decidiu suspender a cobrança de pedágio. Ele disse que já determinou à equipe de Governo que analise em profundidade o relatório preliminar divulgado pelo Tribunal de Contas, que apontou desequilíbrio de quase R$ 800 milhões no contrato com a empresa operadora, para decidir outras medidas administrativas cabíveis.