Aquela imagem de tranquilidade de cidades do interior tem ficado somente na lembrança dos moradores mais antigos. Dados do Painel de Homicídios, elaborado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), apontam que, fora da Região Metropolitana, casos de violência extrema também têm sido frequentes em cidades menores e até aumentaram do ano passado para cá. Inclusive até mais que os índices da Grande Vitória.
Com exceção da Região Serrana, todas as demais regiões do interior capixaba tiveram acréscimo na taxa de homicídios dolosos (quando há intenção de matar), na comparação entre janeiro e outubro de 2021 com a do mesmo período do ano anterior.
A Região Noroeste é a que mais chama a atenção com o maior aumento: 37% nos registros . De janeiro a outubro deste ano, foram registrados 137 homicídios. No mesmo período de 2020, 100 assassinatos. A região engloba municípios como Colatina, São Gabriel da Palha, Baixo Guandu, Montanha, Mantenópolis, Água Doce do Norte, Pancas, entre outros.
Nova Venécia, com população estimada em 50.751 habitantes, é a campeã em registro no Noroeste capixaba nesses 10 meses de 2021: foram 18 assassinatos. No ano anterior, foram 9, ou seja, o índice de violência dobrou.
Já Pinheiros, com população estimada em 27.601 habitantes, e São Gabriel da Palha, com 39.085 habitantes, registraram, cada, 17 homicídios entre janeiro e outubro deste ano. No ano anterior, foram 10 em Pinheiros e 8 em São Gabriel.
Colatina, a maior cidade e referência na Região Noroeste com 124.283 habitantes, viu o registro de homicídios reduzir de 11 assassinatos para 8 entre janeiro e outubro deste ano.
Linhares lidera ranking de homicídios na Região Norte
A cidade de Linhares lidera o ranking de homicídios na Região Norte. De janeiro a outubro deste ano foram registrados no município mais populoso da região um quantitativo de 68 assassinatos. No ano passado, no mesmo período, foram 57 homicídios. Linhares atualmente tem 179.755 habitantes.
São Mateus viu sua taxa deste tipo de crime crescer também. Foram 38 homicídios nos 10 primeiros meses de 2021 e 28 no mesmo período em 2020. Conceição da Barra saiu de 18 homicídios de janeiro a outubro em 2020 para 26 assassinatos de janeiro a outubro deste ano.
A Região Norte registrou, segundo o Painel de Homicídios, aumento de 12,4%. Foram 170 no período pesquisado do ano anterior e 191 de janeiro a outubro deste ano.
Região Sul tem aumento de 15,4% na taxa de crimes dolosos