Vila Notícias
A Praça de Vila Paulista ficou lotada na noite da última quarta-feira, 04, quando aconteceu a solenidade de formatura dos alunos do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência). Ao todo, foram 146 alunos do 5º ano e 33 pais que frequentaram o curso durante 6 meses.
(ver galeria de fotos ao fim da matéria, clicar na foto para visualizar tamanho grande)
Participaram da solenidade, autoridades locais como, os Policiais do Destacamento de Vila Paulista , Barra de São Francisco e Mantena. A mesa de convidados foi composta pelos diretores das escolas participantes do Projeto (6 Escolas), Vice-prefeito e Vereadores do Município, além das autoridades Militares.
O palco foi montado em frente à praça Municipal e todos os formandos ocuparam uma rua isolada, especialmente, para o evento.
A escola Ascendina Feitosa também participou do evento com os alunos do noturno, professores e sua Diretora Sônia Surdini, que apoiou o evento ajudando na divulgação da festa e doando brindes para aos alunos do projeto.
A cerimônia foi iniciada com todos os presentes cantando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município. Depois, foi feita uma breve fala do que é o projeto e qual sua finalidade, entre elas, desenvolver nos alunos um espírito de resistência contra as Drogas e a violência.
Num outro momento, foram convidados os autores das três melhores redações abordando os problemas das drogas e da violência na sociedade: Ana Carolina (Denzol), Jamily (Paulista) e Sara Letícia (Itaperuna), para apresentarem a leitura de suas próprias redações, e em seguida receberam seus prêmios.
“É um trabalho muito educativo e social realizado por estes policiais voluntários” enfatizou para o vilanotícias o Diretor Rodrigo da Escola do ‘Denzol’.
“As redações dos alunos mostram que o trabalho realmente surtiu efeitos altamente positivos entre os alunos” pontuou a professora Alcirlene Germano da escola ‘Elizabeth Trzosek’.
O militar instrutor, responsável pelo projeto na região, Sargento Eliseu destacou que é um trabalho voluntário de sua parte e companheiros; que vários países no mundo já participam deste projeto e que é muito gratificante poder estar desenvolvendo este trabalho na região. Eliseu também pontuou que a Policia Militar local, ainda desenvolve outros trabalhos, como o Projeto ‘Bom de Bola’. ( Neste projeto foi premiada a aluna Késia Victal )
A festa foi animada pelo Militar Wender de Mantena que comandou as brincadeiras com a criançada com muita criatividade e bom humor, distribuindo presentes entre a plateia e apresentando os Mascotes do Projeto que pularam e brincaram com os alunos.
Wender também comandou o juramento dos jovens soldados mirins na luta contra as drogas com a participação especial da guarda mirim Michaele, um dos momentos mais marcantes do evento.
“Foi uma das coisas mais bonitas que vi acontecer em Vila Paulista” Declarou Dona Alva, moradora da comunidade.
[epa-album id=”7025″ show_title=”false” display=”excerpt”]