O município está entre os destaques da Feira dos Municípios 2025, que teve início nesta quinta-feira (3) e segue até domingo, reunindo os 78 municípios capixabas em uma vibrante celebração da cultura, turismo, economia e história do Espírito Santo.
Com um estande que chama atenção pela autenticidade e riqueza cultural, Vila Pavão apresenta ao público elementos marcantes da sua trajetória e identidade. O espaço expositivo, realista, popular e cultural, evidencia com naturalidade as heranças pomerana, italiana e afro-brasileira, que se entrelaçam na Pomitafro — a maior e mais tradicional festa popular da cidade.
Entre os destaques visuais e simbólicos do estande estão a reprodução da igrejona — importante ícone arquitetônico local —, o tradicional casamento pomerano, o brote (pão artesanal típico da culinária pavoense) e diversas referências à Pomitafro. Mais que uma festividade, a Pomitafro é a expressão viva da convivência harmoniosa entre culturas distintas, refletindo o espírito acolhedor do povo pavoense.
“Nosso espaço é um dos que melhor traduzem a essência e a identidade local”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Gil Leandro. Ele ressaltou que tudo foi pensado com simplicidade e verdade, sem artificialidades, para transmitir ao público o orgulho de um povo que valoriza profundamente suas raízes.
O secretário também apontou o brote como o protagonista do estande — uma receita simples, feita em praticamente todas as padarias da cidade, e que conquistou o paladar e o coração de moradores e visitantes. “É claro que também estamos divulgando a 26ª Pomitafro, nosso maior evento cultural, que atrai muitos turistas para Vila Pavão. Afinal, quando se fala em nossa cidade, o que todo mundo lembra é do brote e da Pomitafro!”, afirmou com entusiasmo.
Com o tema “O Espírito Santo que todo mundo precisa experimentar”, a Feira dos Municípios 2025 convida capixabas e turistas a mergulharem na diversidade e na riqueza cultural do estado. O evento é gratuito e promete uma verdadeira imersão nas tradições, sabores e belezas que fazem do Espírito Santo um lugar único.