Vila Notícias
Vila Pavão e outros 41 municípios capixabas, atingidos pelas chuvas e enchentes do final de 2013, receberam kits com vários equipamentos para estruturação das defesas civis municipais.
A solenidade de entrega dos equipamentos aconteceu na manhã de terça-feira (12), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e contou com a participação do vice-governador César Colnago, que representou o governador Paulo Hartung, além do secretário de Segurança Pública, André Garcia, do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, e outros representantes da instituição, além de prefeitos das cidades beneficiadas, deputados e outras autoridades. O prefeito Eraldino Jann Tesch e o coordenador municipal da Defesa Civil, Weverton Gueis Rodrigues, representaram Vila Pavão na cerimonia.
A ação visa fomentar nos municípios as ações para prevenção e redução de riscos de desastres. Segundo o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel BM Fabiano Marchetti Bonno, o objetivo é reestruturar os órgãos municipais com equipamentos, fortalecendo assim o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, que atualmente conta com o apoio de 08 (oito) Regionais de Defesa Civil.
Cada kit é composto por um veículo pick-up diesel, um barco de alumínio, um motor de popa 15 HP, um kit multimídia contendo computador, impressora, aparelho GPS e máquina fotográfica digital. Os investimentos totalizam R$ 5 milhões.
O vice-governador César Colnago falou da importância de se investir na prevenção. “Como médico, posso dizer com propriedade que prevenção é fundamental. Assim como as crises, os fenômenos naturais também são cíclicos. Há momentos de grande seca, outros de chuvas intensas que, muitas vezes, trazem resultados negativos. E investir na possibilidade de prevenir tragédias e prejuízos é muito importante”, afirmou.
O prefeito Eraldino Jann Tesch ao comentar a conquista, afirmou que esse é um momento importante na história do estado do Espirito Santo. ”E visível que mesmo num momento de crise, o Governo do Estado vem implementando um movimento para prevenir ou amenizar de forma concreta e eficiente as catástrofes naturais que nos últimos anos vem assolado o nosso estado, provocando danos materiais e ceifando vidas, sobretudo, na parcela mais carente da sociedade”, disse.
Kit de Defesa Civil
A entrega faz parte das ações do programa de Estruturação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs), e com esta entrega feita nesta terça-feira (12), todos os municípios capixabas passam a ser contemplados com os recursos destinados para uso nas atividades e ações de defesa civil, totalizando investimentos na ordem de R$ 5 milhões. Outros 36 municípios já haviam recebido o mesmo kit.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Vila Pavão, Weverton Gueis Rodrigues, foi utilizado como critério para a distribuição um levantamento de todos os municípios capixabas que decretaram situação de anormalidade (Decreto de Situação de Emergência ou Calamidade Pública) nos últimos dez anos, em decorrência de enxurradas ou deslizamentos provocados pela chuva.
Para estar apto a receber o kit, o município assinará um convênio assumindo como contrapartida as seguintes obrigações:
– Designar, de imediato, um Coordenador Municipal de Defesa Civil para o município, de modo que este venha desempenhar tal função de forma exclusiva;
– Disponibilizar um local para sediar sua Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil;
– Criar, por lei, o cargo de servidor efetivo de Agente Municipal de Defesa Civil, lotado na COMPDEC, para, no mínimo, dois agentes (de acordo com o porte e a capacidade financeira do município), devendo abrir concurso público e nomear os referidos servidores em até dois anos após a assinatura do convênio.