
O município de Vila Pavão sediou na manhã de ontem, a 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
A Conferência, organizada pelas Secretarias de Assistência Social de Água Doce Do Norte e Vila Pavão, aconteceu no auditório da Praça do Colono, no centro da cidade com a presença do prefeito Uelikson Boone (Bolinha), vários secretários municipais, representantes de entidades como o Conselho de Assistência às Crianças e Adolescentes; Conselho Tutelar; Associação Pestalozzi dos dois municípios e sociedade civil.
A edição desse ano teve como tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19”.
Durante o evento, os participantes, divididos em grupos de trabalho debateram os cinco eixos distintos propostos para a conferência, levantaram as propostas para os municípios, Estado e União, e também elegeram os nove delegados de cada município que os representarão na conferência Estadual.
Na avaliação do secretário de Assistência Social de Vila Pavão, Ademir Teixeira Maria, o evento atingiu plenamente os objetivos. “Foi uma excelente oportunidade para debater e planejar políticas públicas de forma colaborativa e integrada. A iniciativa demonstra a importância do diálogo e da cooperação entre os municípios na resolução de problemas que impactam diretamente a vida de crianças e adolescentes.
Para o prefeito Bolinha, a iniciativa é muito importante para promover a conscientização e a participação da sociedade na garantia dos direitos desses grupos vulneráveis, uma vez que cria um ambiente de diálogo e cooperação para identificar os desafios e as oportunidades locais, além de propor soluções para os problemas apontados.