Melhor do mundo e eleito o melhor da Copa Intercontinental. O atacante Vini Jr comemorou o título da Copa Intercontinental pelo Real Madrid e o prêmio recebido pela Fifa na véspera
Depois de 17 anos, o Brasil volta a ter o melhor jogador do mundo. Vini Jr foi eleito no prêmio Fifa The Best 2024, nesta terça-feira, em Doha. Vencedor da Bola de Ouro, em outubro, Rodri, do Manchester City, foi o segundo colocado. Kaká, em 2007, havia sido o último brasileiro a conquistar a honraria.
Vinicius é o sexto brasileiro a vencer o prêmio de melhor do mundo. Além de Kaká, Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo e Romário já haviam conquistado o troféu anteriormente. O atacante destacou suas origens, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e agradeceu ao Flamengo em seu discurso.
- Melhor treinador do futebol masculino: Carlo Ancelotti (Real Madrid)
- Melhor goleiro: Emiliano Martínez (Aston Villa/Argentina)
- Prêmio Puskás: Alejandro Garnacho (Manchester United)
- Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí (Barcelona/Espanha)
- Prêmio Marta: Marta (Brasil)
- Melhor goleira: Alyssa Naeher (Chicago Red Stars/EUA)
- Melhor treinador(a) do futebol feminino: Emma Hayes (EUA)
- Veja as seleções do ano no feminino e masculino
- Prêmio Fair Play: Thiago Maia (Internacional)
- Torcedor do ano: Gui (torcedor do Vasco)
Como funciona o Fifa The Best
A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino e também Fair Play e torcedor do ano. Paralelamente ao tradicional Prêmio Puskás, do gol mais bonito no futebol masculino, a novidade de 2024 é o Prêmio Marta, no feminino.