Fruta que previne até câncer

Indicado para pessoas que querem emagrecer, ou manter o peso, por ser rico em nutrientes e ter baixa caloria. Tem também propriedades curativas pela ação cicatrizante da papaína, que ajuda a reconstituir células e cicatrizar feridas

Por Vander Vigne

Por volta de 1980,  minha família chegou ao Córrego do Santo Estevão e ficamos admirados pela quantidade de mamão que se produzia, quando a terra era preparada para lavouras. Meu falecido avô, Ertonio Vigna engordou vários porcos basicamente com frutas e ramas de mamoeiro. Hoje ainda encontramos muito desta fruta em toda regiao de Vila Pavão e Paulista, mas não é fácil encontrar nenhuma plantação para fins comerciais por aqui, talvez por falta de incentivo e certamente o fato de ser a espécie não nativa ( Papaia) a que traz retorno financeiro.

Meu pé de mamão formosa ( 4 anos, 6m de altura )

Meu pé de mamão formosa ( 4 anos, 6m de altura )

Não é à toa que o Brasil é solo fértil para os mamoeiros, O mamão tem sua origem na região tropical das Américas, provavelmente entre o sul do México e o noroeste da América do Sul, onde há grande diversidade genética da espécie. A primeira referência a esta fruta aparece por volta do século XVI. As duas principais variedades da fruta existentes no Brasil são o mamão Papaia e o mamão Formosa, mas existem outras menos produtivas. O estado da Bahia hoje o maior produtor nacional de mamão.

O que preocupa é que nossas crianças não estão aprendendo a consumir a fruta e quando o fazem é com mamão Papaia vindos de supermercado. Aí mora dois perigos: É uma fruta que deve ser consumida devido à suas qualidades para a saúde e ao mesmo tempo evitada quando vindas de fora, já que sua concentração de agrotóxicos é absurda.

Precisamos aprender a consumir mamão porque ele é considerado umas das mais nutritivas frutas. Rico em vitaminas A, C e do complexo B, fonte de sais minerais como cálcio, potássio e magnésio, ele possui também a papaína, uma enzima especial que digere proteínas, auxilia na absorção de nutrientes e no bom funcionamento do aparelho digestivo. Possui carotenóides que estão relacionados a funções antioxidantes ou ações biológicas, como fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras. Ainda é fonte de beta-caroteno, substância que pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de cânceres e fonte de papaína que traz alívio em casos de indigestão. Ingerido com as sementes combate as verminoses.

Para você que deseja ser um consumidor de mamão sem veneno é fácil. Precisa- se de menos de um metro quadrado, um único pé de mamão formosa pode produzir por 5 anos e em grandes quantidades. Se achar isso difícil procure a feira do produtor ou feiras livres onde os produtores, se encomendado, vendem a fruta. Fuja dos produtos que não garantem uma boa a procedência. Outra boa idéia é incentivar os produtores a plantar mamão para servir na merenda das escolas locais, principalmente nas creches e pré- escola.

Por Vander Vigne