Mais de 100 Policiais entre Civis e Militares participaram da operação policial denominada Ebenézer (até aqui nos ajudou o Senhor) desencadeada na manhã desta sexta-feira (09), nos municípios de Nova Venécia, Boa Esperança, Pinheiros, Montanha, Ponto Belo, São Gabriel da Palha e Vila Valério. 15 pessoas foram presas e 03 menores infratores foram apreendidos.
A ação policial contou com participação do Delegado e Investigadores da Policia Civil, Militares do GAO, Agentes da P/2, do Expediente Administrativo, da Radiopatrulha e das Companhias do 2º BPM, além de uma equipe do BPMA. Foram empregadas aproximadamente 30 viaturas policiais.
Durante a operação foram cumpridos 35 Mandados de Busca e Apreensão e 02 de Prisão, expedidos pela Justiça, após levantamentos realizados pelos Agentes do Serviço de Inteligência do 2º BPM e Investigadores da PC, em torno dos crimes de tráfico de drogas, homicídios, posse ilegal de armas de fogo e furtos/roubos.
No decorrer das buscas foram apreendidas 02 armas de fogo, munições de diversos calibres, 40 buchas de maconha, 09 papelotes de cocaína, 11 pedras de crack, R$ 2.405,00 em dinheiro, dois cheques devidamente preenchidos no valor de R$ 748,00, um veículo Toyota Hilux cor prata (produto de roubo que foi recuperado), 01 TV, 01 micro-ondas, artefatos (pólvoras, chumbos e espoletas), recipiente de ácido bórico, várias sacolés utilizadas para embalar drogas, celulares diversos e outros materiais.
Durante a operação foram apreendidos também 27 pássaros da fauna silvestre, sendo 11 canários da terra, 05 coleiros, 04 bigodinhos, 01 caboclinho, 01 pintassilgo, 01 cardeal, 01 bico de lacre, 01 tiziu e 02 galinhos da serra, além de 22 gaiolas. Foi lavrado o Termo Circunstanciado tendo o aposentado, AK, 71 anos, proprietário dos pássaros se comprometido a comparecer ao fórum.
Os animais silvestres foram encaminhados a Flona do Rio Preto, situada no município de Conceição da Barra, onde serão reabilitados e posteriormente reintroduzidos a vida silvestre.
Foram presos ainda dois foragidos da justiça, um em Boa Esperança e outro em São Gabriel da Palha. Eles são acusados de crimes de furto e tentativa de homicídio.
Os acusados e os materiais apreendidos foram encaminhados às respectivas Delegacias de Polícia Civil dos municípios.
A operação policial na Área Integrada de Segurança Pública – AISP 02, foi coordenada pelo Tenente Coronel Rogério Maciel Barcellos e pelo Dr. Líbero Penello de Carvalho Filho, Delegado Chefe da 17ª Regional.
Os coordenadores destacaram que das operações policiais desencadeadas na área da 2ª AISP, no mês de Abril/2014, verificou-se a ocorrência de 02 homicídios, ou seja, uma redução significativa de 84,6%, quando comparado com 13 homicídios registrados no mesmo período de 2013.
Tudo isso é o resultado da integração que vem ocorrendo entre as polícias Civil e Militar, disseram os coordenadores da AISP 02.
Durante as 24 horas desta sexta-feira, os Militares do 2º BPM realizarão operações diversas, dentre as quais: blitz de trânsito, abordagens a suspeitos e em estabelecimentos comerciais, e outros, nos pontos estratégicos da área da Unidade que compõe os nove municípios.