Vila Notícias
Depois de um longo período de estiagem, a chuva voltou a cair em Vila Pavão, na manhã desta quinta-feira, 05.
Segundo os institutos de metereologia, a previsão para os próximos dias em toda a região noroeste do estado é de tempo abafado e chuvas irregulares à qualquer hora do dia.
A longa estiagem que afetou todo o estado do Espírito Santo provocou falta de água nas regiões urbanas e muitos prejuízos no interior.
Mesmo com previsão de chuva para os próximos dias, a Prefeitura Municipal não deve voltar atrás não sua intenção de decretar Situação de Emergência no município.
Em Vila Pavão, segundo levantamento do Incaper, os prejuízos ultrapassam os R$ 32 milhões de reais. De acordo com o instituto todas as atividades do meio rural: cafeicultura, pecuária de leite, fruticultura e culturas anuais, tiveram perdas consideráveis.
Segundo as autoridades, os produtores rurais estão preocupados, sobretudo aqueles que possuem financiamento bancário ou acumularam dívidas para serem quitados após a colheita, pois, se confirmando os prejuízos causados pela seca, a maioria teme não poder quitar suas dívidas.
A Defesa Civil explica que mesmo voltando a chover na região, não será possível recuperar os prejuízos causados pela falta de chuva e a decretação de Situação de Emergência é a condição básica para os órgãos municipais e entidades que representam os agricultores promoverem ações em resposta aos prejuízos causados pela crise hídrica.

