Mesmo com toda a legislação vigente que fiscaliza, a produção, comercialização, transporte, destinação final das embalagens vazias, os agrotóxicos continuam agindo de forma negativa, no meio ambiente, e afetando a saúde da população, principalmente por erros no manuseio.
A contaminação ao seres humanos acontece quando o agrotóxico é inalado ou entra em contato com a pele. De acordo autoridades no assunto, a maioria dos acidentes acontecem com crianças, por meio de ingestão de água ou alimento colocado dentro das embalagens.
Os principais sintomas da intoxicação nos seres humanos são problemas digestivos, como vômitos, cólicas e diarreias, acompanhados de suor excessivo. Quando a intoxicação é mais grave pode ocorrer aumento da pressão arterial, dificuldades respiratórias e problemas neurológicos, como confusão mental e convulsões, que podem levar ao coma e até a morte.
Campanha de coleta
Objetivando dar uma destinação correta às embalagens de agrotóxico descartadas, a Agro Pavão, empresa que comercializa produtos agropecuários na cidade, em parceria com a Secretaria de Meio ambiente de Vila Pavão, Sindicato dos trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES – IDAF, está promovendo uma campanha de recolhimento dos galões e vasilhames mantidos nas propriedades para serem reutilizados em uma unidade de reciclagem.
Segundo o secretário Municipal de Meio ambiente de Vila Pavão, Izaias Tressmann, ninguém sabe dizer quantas embalagens de agrotóxicos estão guardadas de forma inadequada, provocando os mais diversos tipos de contaminação, nas propriedades rurais do município.
A Coleta do material acontecerá em um único dia, 27 de junho e o local estabelecido para entrega do material é a própria loja da Agro Pavão, no centro da cidade, portanto, os organizadores da campanha, solicitam aos agricultores que participem da campanha, afinal manter ou reutilizar as embalagens de agrotóxicos é muito perigoso e prejudicial para a saúde.
Para a ocasião não passar em branco, a Agro Pavão e parceiros, programaram algumas atividades, tais como, bate papo com representantes do IDAF que orientarão os produtores rurais locais, sobre o emprego dos agrotóxicos nas plantações e formas corretas descartar as embalagens, além de sorteio de prêmios entre os agricultores que entregarem embalagens vazias ou em desuso com agrotóxico vencido, promoção de produtos agropecuários e serviço com café e lanches.