
O Subsecretário de Estado de Assistência à Saúde Fabiano Marily e o Secretário de Estado da Casa Civil Paulo Roberto Ferreira, estiveram em Vila Pavão na tarde deste Sábado (4), para conhecer de perto o trabalho conjunto que está sendo realizado para conter o surto de malária que contaminou, até o momento, 29 pessoas do município.
Devido ao alto número de casos confirmados, um laboratório foi montado para funcionar 24 horas por dia. No local é feito exame para confirmar a doença (o resultado sai em cerca de 30 minutos) e os pacientes recebem medicametos para combater a doença.
Veja fotos abaixo
“Nós viemos ver In loco, a pedido do Governador do Estado e do secretário de Estado da Saúde, o trabalho que está sendo realizado e apoiar o município na figura do Prefeito Municipal e toda essa equipe multidisciplinar, trazendo um lote de medicamentos para complementar a assistência, e também para observar se é necessário trazer novos equipamentos ou ampliar a estrutura aqui existente, mas pelo que vejo, está sendo realizado um bom trabalho e as equipes estão muito bem articuladas. Nos temos aqui, a equipe do município, da Regional de Saúde de São Mateus, do Lacem (laboratório de referência estadual para análise) e Vigilância Epidemiológica do Estado. Enfim, viemos demonstrar que estamos de mãos dadas para vencer mais essa batalha”, disse.
Os sintomas da malária vão aparecendo em ciclos, na medida em que o parasita vai infectando e rompendo os glóbulos vermelhos. Diante disso, a equipe integrada que monitora a malária em Vila Pavão recomenda a todos, atenção redobrada aos sintomas mais comuns da doença: febre, dor de cabeça, vômitos e calafrios. Se alguém estiver com esses sintomas, deve procurar imediatamente atendimento no Posto de Saúde novo no bairro Nova Munique, no Parque Festas da cidade
Os secretários de Estado foram recepcionados no estádio municipal pelo prefeito Irineu Wutke; vice-prefeito José Wilson Vieira; secretario municipais de Saúde (Cláudio da Cruz de Oliveira), Obras e Serviços Urbanos (Ancelmo Labarewisk),Meio Ambiente (Bras Marré); Esportes e Lazer (Arnaldo Grunivald); Rafael Shulz (Desenvolvimento Econômico); chefe de gabinete Ingrid Wutke da Costa; enfermeiro Wendrio Janut, presidente da Câmara João Trancoso; os vereadores Francisco de Assis; Aristeu Reetz e Bafaela; entre outros.






