A conta de energia no Espírito Santo passa a sofrer um reajuste médio de 15,87% para os consumidores a partir desta terça-feira (7). Os moradores residenciais são os que vão sentir mais no bolso, pois o aumento será de 16,30%.
Segundo a EDP, distribuidora em várias cidades do estado, o aumento é por conta do maior uso de termelétricas para a produção de energia. O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça.
A EDP Espírito Santo atende 70 dos 78 municípios do estado. A empresa atende 3,8 milhões de habitantes.
Alta e baixa tensão
Para os consumidores de alta tensão, aqueles que consomem mais energia diariamente como indústrias e shoppings, o aumento é de 14,99%.
Para os de baixa tensão, que é o caso das residências e pequenos estabelecimentos, o reajuste é de 16,30%.
Como explicar o aumento
O diretor de regulação da EDP, Donato da Silva Filho, explicou que o aumento está relacionado a uma diminuição do uso de hidrelétricas no país por causa da falta de chuvas.
Com isso, a produção de energia ficou 12% mais cara por conta do maior uso de termelétricas e 2% por causa da variação do dólar sobre a produção na Usina Hidrelétrica de Itaipu.
“Quando o cliente paga uma conta à EDP, a EDP também tem que pagar os fornecedores. Aí entra o pagamento a quem produz a energia, a quem transmite a energia e também os custos da própria empresa com a distribuição aos capixabas”, explicou o diretor.
A tarifa do Espírito Santo referente à conta de energia é reajustada todo dia 7 de agosto e atualmente os consumidores pagam no regime da bandeira vermelha, mas segundo o diretor, isso pode mudar com a vida das chuvas.
“Ser começarem as chuvas, as termelétricas serão desligadas e vai sair da bandeira vermelha”, finalizou.


