
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
As conquistas da EEEFM Prof. Ana Portela de Sá começaram a partir de 2014 com o aluno Gerlison Lopes Pinto, que também foi premiado em 2015. Em 2016, a conquista ficou por conta do aluno Tomil da Cruz e em 2017, o aluno Emerson Boone F. de Medeiros. Na última edição, foi a vez da aluna Diucéia Braun, que conquistou a medalha de Bronze.

Além da conquista da medalha, foram premiados em 2018: Bárbara Rodrigues de Oliveira, Beatriz Briel, Bernardo Wutke de Oliveira, Hiago Rodrigues da Penha, Higo Kippert Motinho, Joiciane Soares Elias, Marcone Soares Barbosa Queiroz, Rafael Ramlow Zulke, Wilson Tales Tressmann de Jesus, com certificado de menção honrosa.
Essas conquistas vieram, devido ao ‘Programa OBMEP na Escola’, programa federal, onde apenas 4 professores no Estado do Espírito Santo foram selecionados. Dentre eles, 2 são os profissionais efetivos da Área da Matemática da Escola Ana Portela de Sá : Chargles dos Santos Lauvers e Fábio Moser.
“Ficamos honrados em ver que alunos de nosso município vem se destacando nas provas da OBMEP. Essas conquistas só nos confirmam que estamos no caminho certo. Atender nossos alunos em horário extraclasse (aos sábados), nos fazem crescer e só aumentam nossa satisfação em fazer o melhor,”- relatam Fábio e Chargles.


