
Vila Notícias
A Prefeitura de Vila Pavão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou nesta semana os trabalhos para obtenção do Selo Unicef – Município Aprovado. Em reunião, realizada na manhã da última segunda-feira, 23, no auditório do CRAS, foi produzido um relatório preliminar da situação da Criança e do Adolescente que após concluído, será apresentado no 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, à realizar-se no município no dia 08 de agosto deste ano.
O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional, concedido aos municípios que alcançaram resultados significativos no esforço para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Nesse primeiro encontro, o comitê discutiu temas relacionados à saúde, educação e trabalho, enfatizando as principais causas de mortalidade, comportamento reprodutivo das mulheres na adolescência, características da escolarização e condição de atividade desse grupo populacional, entre outros aspectos.
A iniciativa que visa a priorização das políticas e orçamento público às crianças e aos adolescentes tem por objetivo invocar a participação de toda a sociedade no sentido de impulsionar a implementação e a consolidação das metas e mecanismos implícitos no Estatuto da Criança e do Adolescente, através de uma estratégia de mobilização social dirigida aos municípios, fomentar e fortalecer uma prática de monitoramento da situação das crianças e dos adolescentes nos níveis municipal e estadual.
O município pavoense já tentou conquistar o “Selo” em outras ocasiões, mas não foi bem sucedido. A assistente social, Alexandra Holz, atual articuladora do projeto no município, destaca que para concorrer ao “Selo”, Vila Pavão precisa cumprir diversas determinações relacionadas às politicas de proteção à criança e ao adolescente.
Desta vez, segunda a assistente social, foi designada uma equipe exclusivamente para esta finalidade. Esta equipe, desde o fim do ano passado vem recebendo capacitação, afim de implementar as ações necessária junto à sociedade organizadora e o Poder Público para que o município possa novamente concorrer ao Selo Unicef.
O grupo volta a se reunir no dia 25 de julho para produzir um relatório atualizado da situação da criança e do adolescente no município. Este documento será o ponto de partida para o debate com os representantes da comunidade, em torno da construção do Plano Municipal de Ação para Proteção Integral das Crianças e Adolescentes, que será promovido no 1º Fórum Comunitário que se realizará no dia 08 de agosto.
Participaram da reunião, os Secretários Municipais, Ana Rosa Marin Silva (Assistência Social), Marlene Moranari de Oliveira (Educação), Ademir Teixeira (Saúde), Cezar Bassetti (Esporte), Márcia G.J.T. Ventorim (Cultura), vereadora Marlene Pionte Simonassi, representante de instituições de ensino, religiosas, entidades filantrópicas, entre outros.